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Preços altos são um dos principais obstáculos para latino-americanos cuidarem do bem-estar

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

A saúde mental e física está influenciando os hábitos de consumo na América Latina, conforme revela um novo estudo da Kantar. A pesquisa, intitulada “Decoding Wellness – #BodyMindPlanet Latam Edition 2024”, entrevistou 15 mil pessoas em 10 países da região, incluindo Brasil, Argentina e Colômbia.

(Imagem: Freepik)

O relatório destaca que existe uma discrepância entre o que os latino-americanos afirmam valorizar em relação ao bem-estar e suas ações concretas. Embora 86% dos entrevistados acreditem que são responsáveis por sua saúde, apenas 58% se envolvem ativamente com sua saúde mental e 55% com a saúde física. Além disso, apenas 55% se sentem bem ou muito bem em ambas as áreas, com variações significativas entre os países: 68% na Colômbia e apenas 39% na Argentina. O Brasil está na média, com 56%.

A pesquisa também aponta que fatores econômicos influenciam o bem-estar. Países com melhores índices de saúde mostraram um aumento nas compras de bens de consumo no último trimestre de 2024, como a Colômbia, que teve um crescimento de 7,7 pontos percentuais.

Um dos principais obstáculos para a adoção de hábitos saudáveis é o custo elevado dos produtos. Segundo o estudo, 52% dos consumidores sentem que os preços altos dificultam suas escolhas. Outros desafios incluem a variedade limitada de produtos (37%) e a falta de confiança na eficácia dos itens disponíveis (30%).

Os fatores comportamentais também desempenham um papel importante. O estresse afeta 59% da população latino-americana, seguido pelo consumo de tabaco (53%) e álcool (52%). A preocupação com o controle de peso é relevante para 44% dos entrevistados. Para manter a saúde, 87% afirmam seguir uma dieta balanceada e 38% praticam exercícios regularmente.

Além disso, a pesquisa revela que as condições climáticas impactam o bem-estar de 24% dos latino-americanos, enquanto 9% se preocupam com o envelhecimento e suas consequências para a saúde. As doenças mais mencionadas incluem hipertensão (50%) e diabetes (49%), além de sintomas relacionados à menopausa para 21% das mulheres.

Kesley Gomes, diretora da Kantar, ressalta que “os shoppers reconhecem que a saúde mental é tão importante quanto a física, mas muitas vezes se sentem mal equipados para gerenciá-la”. Para as marcas, isso representa uma oportunidade de oferecer produtos que atendam tanto às necessidades físicas quanto emocionais dos consumidores.