Logo E-Commerce Brasil

Preços no comércio eletrônico sobem 0,4% em maio ante abril, aponta Fipe/Buscapé

Por: Eduardo Mustafa

Graduado em 'Comunicação Social - Jornalismo' com experiência em negócios, comunicação, marketing e comércio eletrônico e pós-graduado em 'Jornalismo Esportivo e Gestão de Negócios'. Foi editor do portal E-Commerce Brasil, do Grupo iMasters (2015 /2016), e atualmente é executivo sênior de contas na Gume

Os preços de produtos no comércio eletrônico subiram 0,4% em maio na comparação com abril, de acordo com o Índice Fipe/Buscapé. É o terceiro mês com alta de preços na comparação mensal este ano.

Ante maio de 2015, os preços subiram 6,69%. Os preços no segmento, que nos últimos anos vinham em trajetória de queda devido à característica promocional e de competição intensa entre vendedores online, têm revertido essa tendência e seguem em alta na comparação anual desde abril de 2015.

A variação anual passou de um patamar de queda de 10%, em 2012, para altas de, em média, 10% no início de 2016. Apesar de desaceleração em maio, o estudo considera que esta reversão de tendência reflete a aceleração da inflação geral e também o câmbio. Algumas categorias que têm peso significativo no e-commerce são influenciadas de forma defasada pela depreciação do real, diz o levantamento.

Dos dez grupos de produtos que compõem o Índice Fipe/Buscapé, seis apresentaram aumento de preço no mês de maio. Eletrônicos subiram 2,37% ante o mês anterior e os itens de moda e acessórios, 1,08%. Cosméticos e perfumaria aumentaram 0,85%, eletrodomésticos subiram 0,54%, itens de casa e decoração tiveram aumento de 0,34% e de esportes e lazer avançaram 0,19%.

Fonte: IstoÉ