Logo E-Commerce Brasil

Prejuízo operacional de Pinduoduo na China aumenta em meio à pandemia

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

A empresa de e-commerce chinesa Pinduoduo relatou um prejuízo operacional maior no segundo trimestre. Enquanto lutava com os custos relacionados à pandemia, as vendas também decepcionaram, fazendo com que suas ações listadas nos EUA caíssem quase 13% antes do sino de Wall Street na sexta-feira (21).

Os resultados surgem em meio a tensões cada vez maiores entre Pequim e Washington, com o presidente dos EUA, Donald Trump, revelando proibições radicais sobre as transações nos EUA com os proprietários chineses do aplicativo de mensagens WeChat e do aplicativo de compartilhamento de vídeo TikTok.

O prejuízo operacional de Pinduoduo no segundo trimestre aumentou para 1,64 bilhões de yuans (US$ 236,87 milhões), de 1,49 bilhões de yuans no ano anterior, com o aumento do custo de manutenção de seus serviços em nuvem e operações de call center durante a pandemia de Covid-19.

Seu volume bruto de mercadorias (GMV) em 12 meses, uma medida do crescimento dos negócios, foi de 1,27 trilhão de yuans. Embora tenha sido quase 10% superior ao final do primeiro trimestre, não atendeu às expectativas de alguns analistas.

O vice-presidente David Liu disse à Reuters que, dado o impacto da pandemia, não foi “significativo” comparar o crescimento do GMV no segundo trimestre com o primeiro.

“No segundo trimestre deste ano, observamos que os gastos dos consumidores estão mais preocupados com o valor”, disse ele. “Os usuários tendem a associar o Pinduoduo como sua plataforma de destino para grandes economias todos os dias, então também tendemos a ter menos pico concentrado no GMV e na atividade do usuário em torno das promoções de compras.”

Leia também: Fundador de Pinduoduo deixa o cargo de CEO, mas mantém controle na empresa

Demanda do Pinduoduo ainda cresce

A China emergiu amplamente de bloqueios induzidos pelo coronavírus, mas a demanda ainda está aumentando em muitos setores.

As ações da Pinduoduo, que mais que dobraram este ano impulsionadas pelo crescimento robusto no número de usuários ativos mensais, foram definidas para seu pior dia em nove meses, caso as perdas pré-negociação sejam sustentadas durante o pregão.

Liu disse que a empresa continuará monitorando de perto a situação em relação aos Estados Unidos e que está preparada para trabalhar com os reguladores relevantes lá e na China para resolver quaisquer preocupações.

“Estamos empenhados em continuar nossos esforços para fornecer um alto grau de integridade em nossa contabilidade”, disse ele.

O UBS disse que o Q2 GMV de Pinduoduo estava abaixo de suas expectativas e a taxa de perda operacional de 5,9% foi a mais baixa em mais de dois anos.

No entanto, “compradores ativos de 683,2 milhões cresceram 41,4% ano a ano, superando a estimativa do UBS em 1,7%”, disse o banco em um relatório.

A receita cresceu cerca de 67%, para 12,19 bilhões de yuans (US$ 1,76 bilhão) no segundo trimestre encerrado em 30 de junho.

(US$ 1 = 6,9131 yuan renminbi chinês)

Leia também: Pinduoduo já é a segunda maior plataforma de e-commerce da China

As informações são da Reuters