Uma das tendências para 2024 nos e-commerces e marketplaces deverá ser o consumo consciente, anunciou a Nubimetrics. Neste ano, os consumidores devem priorizar produtos sustentáveis e eco-friendly ao realizar suas compras. Itens recicláveis e fabricados de maneira sustentável estão em alta entre os brasileiros e estão ganhando visibilidade nos marketplaces nas categorias de alimentação, papelaria, fitness e outras.
No segmento de alimentos, as cápsulas de café reutilizáveis continuam em destaque, especialmente na categoria cápsulas nos marketplaces. Esse produto oferece praticidade, modernidade para diferentes tipos de cafeteiras e até mesmo contribui para a economia de café e filtros, beneficiando o meio ambiente.
Na categoria de papelaria, os cadernos inteligentes também estão em alta demanda. Eles permitem personalização, remoção, troca de folhas e das capas conforme a necessidade, apresentando uma proposta de produto durável. No Mercado Livre, por exemplo, esse item também impulsiona a demanda na subcategoria de blocos de folhas para fichários, um segmento com pouca competitividade e boa margem de lucro.
Além disso, a Nubimetrics também destacou que, ao analisar as tendências de demanda, o mercado também se mostra favorável para produtos relacionados ao autocuidado e à qualidade de vida. Os protetores solares, impulsionados pelas altas temperaturas enfrentadas pelos brasileiros no último trimestre de 2023, continuam em alta. Junto a isso, os artigos que contribuem para a saúde física, mental e emocional podem se destacar ao longo do ano. Itens para a prática de atividade física, como roupas fitness e suplementos nutricionais, assim como dispositivos de monitoramento de saúde e produtos de bem-estar, experimentaram um grande crescimento na demanda durante a pandemia e continuam em destaque.
A sustentabilidade também será uma palavra-chave na moda em 2024. Itens fabricados de acordo com diretrizes éticas e ambientais, com a garantia de selos eco-friendly, serão a preferência nas compras, principalmente para a Geração Z.
Juliana Vital, Global Chief Revenue Officer na Nubimetrics, destacou: “Observar o comportamento de compra, tendências e análises de mercado é fundamental para o sucesso no e-commerce. Estudar o comportamento dos consumidores contribui para a elaboração de estratégias de estoque, preço e experiência do consumidor, promovendo a fidelização e cativando o público. Para 2024, prevemos que os brasileiros, especialmente a Geração Z, buscarão experiências de compra personalizadas que estejam alinhadas aos seus princípios.”