Um dos maiores entraves do e-commerce é a logística, especialmente para entrega e devolução de encomendas. Mas uma novidade bastante comum na Europa e leste asiático pode ajudar nesta questão, que é o PUDO, segundo Fernando Magnoler, product & pricing manager da Total Express. O executivo participou do Marketplace Conference 2021 nesta terça-feira (16) e explicou os principais pontos da modalidade.
“Em muitos lugares, o e-commerce não é a primeira opção justamente pela questão de entrega, mas o PUDO pode ajudar nisso. Por isso, a modalidade impulsiona cada vez os marketplaces pelo Brasil”, afirma Magnoler. “O PUDO é muito usado na China e no leste asiático. Na França, por exemplo, é mais barato entregar desta forma. No Brasil, o uso da modalidade é tímido, mas tem potencial de crescimento, pois existem atualmente 5 mil pontos de entrega que podem ser explorados”.
“O PUDO é a junção de pick-up (retirar) e Drop-off (deixar). É basicamente um ponto de retirada e devolução de mercadorias para consumidores e varejistas, e pode ser lojas ou lockers”, segundo Magnoler.
Como o PUDO muda o e-commerce?
Com o PUDO pode ser decretado o fim do cliente ausente e do endereço não localizado, afirma o especialista. De acordo com ele, cerca de 12% das compras feitas no Brasil não são entregues na primeira tentativa, o que acarreta:
- 50 milhões de entregas desperdiçadas ou
- Mais de 80 milhões de km rodados ou
- 40 milhões gastos com gasolina a R$ 5 ou
- 10 mil toneladas de CO2 emitidas.
“Com os PUDOs isso não acontece porque eles têm horários flexíveis de funcionamento, como à noite ou finais de semana ou até mesmo 24 horas, além de terem fácil localização”, conta.
A modalidade também possibilita acesso democrático do vendedor e do consumidor. “As transportadoras chegam a 3,5 mil cidades no Brasil com o preço e prazo acessíveis ao consumidor. Em outras 2 mil cidades, o e-commerce não é a 1ª opção. Além disso, 1% a 2% das entregas realizadas são devolvidas, muitas por não localização da área rural descrita”, explica Magnoler.
Segundo o executivo, o PUDO também possibilita:
- menores custos na coleta e entrega
- facilidade para devolver os produtos
- Same Day mais eficiente
- tabelas de frete mais baratas
- não precisa aguardar o carro da coleta
- maior flexibilidade de horário
“A ideia é que, no futuro, até pessoas possam ser pontos de retirada, inclusive como fonte de renda no Brasil. Na Europa, isso já é comum”, afirma o executivo.
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Por Dinalva Fernandes, da redação do E-Commerce Brasil
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https://www.slideshare.net/ecommercebrasil/marketplace-conference-2021-como-as-redes-de-pontos-pickup-e-dropoff-vo-impulsionar-os-marketplaces-no-brasil