Novo relatório da AppsFlyer analisa as principais tendências globais do setor de aplicativos. A ideia central do estudo é a de orientar os profissionais de marketing de varejo na criação de uma experiência mobile-first, a fim de impulsionar o engajamento e as vendas para o segundo semestre de 2023.
Entre os pontos destacados no State of eCommerce 2023, a Índia liderou os gastos de marketing com Android em US$ 320 milhões — quase 40% a mais que os EUA. Ainda assim, a América superou os gastos com iOS em US$ 325 mi, levando 25% dos orçamentos globais.
Neste primeiro trimestre, o estudo mostra uma queda de 30% no custo por instalação quando comparado ao mesmo período de 2022. As instalações orientadas por marketing (não orgânicas) para iOS nos Estados Unidos aumentaram 81% ano a ano no primeiro trimestre de 2023, enquanto o Android aumentou 45%.
Gastos com aplicativos de e-commerce
Não é novidade que o varejo eletrônico no mundo ainda opera em um cenário econômico incerto. Ainda assim alguns números do relatório podem trazer esperança para o setor. No quarto trimestre de 2022, por exemplo, o gasto do consumidor em aplicativos de compras aumentou 37% em comparação com o terceiro trimestre de 2022.
Trata-se, portanto, de um número 30% acima do aumento em 2021 no mesmo período. Em média, aplicativos de varejo geraram 10% a mais de receita no mês de pico de compras de novembro de 2022 em comparação com novembro de 2021.
Vale destacar que as compras no aplicativo (IAP) permaneceram altas durante toda a temporada de festas. Na Black Friday de 2022, por exemplo, os gastos com compras que aumentaram 81% no iOS da Apple e 61% no Google Android.
Além disso, profissionais de marketing gastaram US$ 4,9 bilhões para atrair usuários de aplicativos em todo o mundo em 2022. No segundo semestre do ano passado, aliás, a crise econômica levou à uma queda de 25% nos gastos.
Estudo já apontava instabilidade do setor em 2022
Como mostramos aqui, o AppsFlyer já revelava uma inconstância na área de aplicativos no ano passado. Com exceção da Índia, instalações de aplicativos de e-commerce para Android caíram 5% no primeiro semestre de 2022, em comparação com o mesmo período de 2021.
As instalações do IOS também caíram 4% globalmente no mesmo período. Além disso, gastos com anúncios para aquisição de usuários caíram 50% ano a ano, totalizando US$ 6,1 bilhões de julho de 2021 a julho de 2022. O Brasil, segundo o estudo, teve o maior pico de instalação no mundo durante a Black Friday.
Metodologia
O State of eCommerce App Marketing da AppsFlyer, edição 2023, é um agregado anônimo de dados globais proprietários de 3,7 bilhões de instalações de aplicativos de 8.500 aplicativos de comércio eletrônico e 22 bilhões de conversões de remarketing.