Logo E-Commerce Brasil

São Paulo movimenta R$ 51 milhões no e-commerce durante o Dia do Cliente

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

As pequenas e médias empresas no e-commerce faturaram R$ 104 milhões em vendas durante a semana de comemoração do Dia do Cliente – 15 de setembro. Conforme levantamento da Nuvemshop, o resultado indica um crescimento de 43% em comparação com o faturamento de 2023, R$ 72,5 milhões.

Entre os dias 9 e 15 de setembro de 2024, o total de produtos vendidos atingiu 1,6 milhão, representando um aumento de 23% em relação ao ano anterior. Os itens mais vendidos foram: creatina, granola, perfumes e calça jeans feminina. O ticket médio por compra, durante o período, foi de R$ 247,90.

Mulher sentada em sofá de couro, com computador no colo fazendo compras online
Imagem: reprodução

No que diz respeito aos meios de pagamento, o cartão de crédito liderou, correspondendo a 48% dos pedidos, seguido pelo pix, com 45%.

Carolina Lago, gerente de marca & comunicação da Nuvemshop, destaca a importância do planejamento para a data, com ofertas personalizadas, atendimento eficiente e uma loja virtual otimizada e simples de navegar, visando atrair e converter visitantes em compradores. 

“É um momento estratégico para fortalecer a confiança na marca e estreitar o relacionamento com os clientes ao produzir conteúdos e comunicações especiais e segmentadas”, afirma a executiva.

Na semana do cliente, São Paulo foi o estado com maior movimentação no e-commerce, gerando R$ 51 milhões. Em seguida, estão Minas Gerais (R$ 9,5 milhões), Rio de Janeiro (R$ 7,5 milhões), Santa Catarina (R$ 6,5 milhões) e Ceará (R$ 5,6 milhões). 

Os segmentos com maior faturamento foram: 

  • Moda, R$ 35 milhões;
  • Saúde & beleza, R$ 9,3 milhões; e
  • Acessórios, R$ 6,5 milhões.

Fechando com uma dica, a gerente recomenda: “aproveitar essa data para fortalecer vínculos por meio de atendimento especial usando, por exemplo, grupos VIPs. As ações para o Dia do Cliente também servem de termômetro e teste para a Black Friday, que acontece em novembro”.