No e-commerce, o mercado de Saúde & Beleza ganha mais destaque, agora entre as pequenas e médias empresas (PMEs). Entre janeiro e agosto, o faturamento nesta categoria chegou a R$ 257,5 milhões, alta de 40% ante mesmo período em 2023. Os dados são da Nuvemshop.
Ao todo, foram mais de um milhão de pedidos registrados em oito meses, índice que também apresentou crescimento (36%) em relação ao ano passado. Com mais de três milhões de produtos comercializados, o ticket médio chegou a R$ 224,30. Os itens que mais venderam foram perfumes, cosméticos e maquiagens.
Forte aliada das PMEs do e-commerce, as redes sociais contribuíram para este resultado com 21% dos pedidos, sendo 83% destes via Instagram. Além disso, 80% produtos foram comprados por meio de dispositivos mobile
De acordo com o estudo, os estados com maiores faturamentos em Saúde & Beleza foram:
- São Paulo - R$ 152 milhões
- Goiás - R$ 40 milhões
- Paraná - R$ 20 milhões
“Os produtos de beleza e bem-estar estão entre os mais buscados nas compras online. Temos observado um crescimento significativo no consumo de itens de cuidado pessoal pela internet. Isso se reflete diretamente no faturamento dos varejistas, incluindo PMEs. Empreendedores que apostam no online e utilizam diferentes canais para divulgar suas marcas e produtos têm grandes chances de crescer ainda mais neste segundo semestre”, afirma Luiz Natal, gerente de Desenvolvimento de Plataforma da Nuvemshop.
A análise da Nuvemshop considerou vendas realizadas de 1º de janeiro a 31 de agosto de 2023 e 2024, utilizando sua base de lojistas no Brasil.