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Beleza e consumo: como o Pinterest auxilia na influência do usuário

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

O Pinterest é conhecido, principalmente, como uma rede social inspiracional, além de gerar representatividade em seus usuários. De forma gradativa, seu espaço passou a fazer parte do dia-a-dia das pessoas tal qual uma ferramenta de planejamento, se voltando também ao consumo. Hoje, no mercado de Beleza, por exemplo, a companhia é peça importante para ditar tendências de consumo.

Durante a Conferência Beauty 24′, Rogério Nicolai, diretor de Negócios para o Brasil no Pinterest, explicou como a empresa têm agido neste segmento. Atualmente como 40 milhões de usuários no Brasil, são 90 milhões de ‘pins’ salvos por semana e um ambiente considerado “seguro” e “positivo”. Estas características, segundo ele, o tornam importante para influenciar no consumo.

“Somos a principal rede social para a geração Z e fomentamos pautas importantes. A ideia de identificação e representatividade são valores presentes em nossas diretrizes e já conseguimos fazer com isso seja transparecido em insights sobre Beleza”, explicou.

Rogério Nicolai, diretor de Negócios para o Brasil no Pinterest - Conferência Beauty 24' by E-Commerce Brasil
Rogério Nicolai, diretor de Negócios para o Brasil no Pinterest (Imagem: E-Commerce Brasil)

Mercado de ‘Beauty’

Ainda de acordo com o executivo, o Pinterest é um dos canais mais utilizados para inspiração em para Beleza (98%). Nesta lista, a companhia se posiciona acima de Instagram (69%), TikTok (50%), Facebook (49%) e Twitter (39%).

Ao todo, o Pinterest contabilizou, em média, 530 milhões de buscas por ano relacionadas à Beleza. A isso, somam-se 950 milhões de pins desta temática salvos por ano. Neste quesito, para influenciar de forma positiva e engajar o público, a plataforma implementa ferramentas de Inteligência Artificial (IA) para permitir pesquisas mais personalizadas em relação a vertentes do segmento.

“Em confluência com nossas ações de representatividade, oferecemos uma busca que pode ser personalizada e mostrar produtos e inspirações específicos de tom de pele, tipos de cabelo, corpos etc”, disse Nicolai.

A decisão, na prática, traz resultado. Segundo ele, 83% compraram produtos de Beleza depois de terem se inspirado no Pinterest – 17% a mais que em outras plataformas.

Para as festas de fim de ano, especificamente, dados do Pinterest mostram os seguintes termos como mais pesquisados:

  • Rotina de cuidados com a pele (55%);
  • Kit de maquiagem (22%);
  • Maquiagem para os lábios (15%);
  • Fragrância masculina (15%).

Consumo

A missão do Pinterest, portanto, na relação entre Beleza e consumo está ligada, de acordo com o diretor de Novos Negócios para o Brasil, à promoção de comunicações com o usuário. Isso deve ser feito levando em conta fatores como sortimento e estoque da marca, para que esta se torne relevante na jornada do consumidor.

“Nosso trabalho é ligar o usuário ao consumo por meio de uma jornada de compra, mas também aspiracional e não linear. Nós atuamos nas fases de descoberta, decisão e ação deles para, de fato, consumar algo”. finalizou.