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Shein lança projeto para ampliar vendas locais com itens globais mais vendidos

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

No segundo semestre, após anunciar a expansão do marketplace no Paraná, a SHEIN, plataforma online de moda e lifestyle, dá outro passo ambicioso para fincar raízes no Brasil. Hoje, o marketplace anuncia seu novo projeto que oferece aos vendedores brasileiros uma lista dos itens mais vendidos globalmente para que eles possam comercializar produtos idênticos no país. Os vendedores contarão com suporte estratégico da SHEIN para acessar a lista de produtos e impulsionar o tráfego.

Imagem de um logo da Shein em um smartphone
Com a estratégia, os vendedores poderão diversificar seus portfólios (Imagem: Reprodução)

A decisão está alinhada com as mudanças do mercado e demandas dos vendedores da plataforma. Em entrevista à redação do E-Commerce Brasil, Felipe Feistler, Country Manager da SHEIN no Brasil, falou como a novidade está alinhada com a transformação do marketplace e a regionalização da moda. Há uma proposta de levar para outras regiões do país, estilos que, na maioria das vezes, circulam apenas nos grandes centros urbanos, uma tentativa de antecipar tendências para fomentar o empreendedorismo local.

O mercado da moda brasileiro

“A moda no Brasil, por ser muito grande, é regional. A gente vem com esse projeto para expandir o acesso à moda global, complementando a regionalização, mas também trazendo um conhecimento de tendências globais. Nossa grande diferença é a capacidade é gerar designs; produzimos de cinco a dez mil novos modelos por semana. Nossos concorrentes fazem isso em um ano”, disse.

Felipe Feistler, Country Manager da SHEIN no Brasil (Imagem: SHEIN/Divulgação)

Atualmente, a SHEIN conta com cerca de 25 mil vendedores locais envolvidos em projetos focados no fashion. Listar os mais vendidos no crossborder também representa uma oportunidade para expansão da participação de vendas locais. Hoje, o marketplace e produção locais estão em torno de 55% no índice, mas a meta é alcançar 85%.

Em meio às mudanças

Com a entrada de concorrentes no mercado brasileiro, como a Temu e a taxação das compras de até U$ 50, a empresa busca novas formas de fortalecer sua presença no mercado. “As regras do jogo mudaram quando os produtos internacionais ficam mais caros, então começamos a pensar em projetos locais como esse”, ressaltou Feistler. O novo projeto vai oferecer aos vendedores uma curadoria exclusiva de produtos de alto desempenho, além do acesso a uma estratégia de preços competitivos, aumento no tráfego e visibilidade na plataforma.

A expectativa é que, com a adesão à campanha, os vendedores aumentem até 30% do seu tráfego, abrangendo categorias como vestuário e decoração. Para isso, deverão usar as ferramentas disponíveis na plataforma do vendedor, vinculando seus produtos aos itens mais vendidos na SHEIN ou anunciar itens novos, baseados nos critérios dos mais vendidos globalmente.

Como acessar a lista

Os vendedores podem acessar o site para encontrar o botão “oportunidade de venda”, que contém a lista desses itens. No entanto, não é possível oferecer apenas produtos similares; é necessário reproduzir itens idênticos aos mais vendidos globalmente. Com a plataforma direcionando o tráfego para esses produtos, é essencial mapear a capacidade de produção e quantidades disponíveis para atender à demanda dos consumidores.

O projeto foi desenvolvido para capitalizar rapidamente as vendas em cima dos produtos mais populares e representa um marco importante na estratégia da SHEIN de integrar os vendedores locais ao ecossistema global da marca, assegurando um crescimento contínuo e sustentável no mercado brasileiro. “Estamos ansiosos para ver como nossos vendedores irão aproveitar essa oportunidade para expandir seus negócios”, conclui o executivo.