A Shopee segue avançando no Brasil e intensificando a concorrência com o Mercado Livre no e-commerce. Uma análise do Bradesco BBI traz que, após a divulgação dos resultados da Sea Limited, controladora da plataforma, no segundo trimestre de 2025, o país permanece como mercado estratégico. Entre os principais pontos para isso, estão crescimento de usuários, ganhos de eficiência logística e expansão das operações financeiras digitais.

No período, o número de compradores ativos mensais da Shopee no Brasil aumentou mais de 30% em relação a 2024. O desempenho supera o crescimento de 25% registrado pelo Mercado Livre na América Latina, embora os analistas ressaltem que as duas companhias se encontram em estágios de maturidade distintos.
Além disso, segundo o Instituto Data Favela, o marketplace foi considerado o mais acessado pelas favelas brasileiras.
Resultados e estratégia
A operação brasileira da Shopee manteve lucro operacional positivo (Ebitda ajustado) e reforçou planos de elevar o valor médio por pedido (ASP). A empresa destacou que a implementação do frete mínimo pelo concorrente não freou a expansão do mercado no país.
No segmento financeiro, o número de usuários ativos de suas soluções digitais mais que dobrou em um ano. A companhia também recebeu aprovação inicial do Banco Central para avançar no processo de licença, o que deve ampliar a oferta de serviços e fontes de financiamento.
Logística e prazos de entrega
A logística segue como prioridade. Os custos foram reduzidos em 16% em relação ao mesmo período de 2024, e o prazo médio de entrega caiu dois dias. Na Grande São Paulo, 25% das compras já chegam no dia seguinte e 40% em até dois dias — um salto em comparação ao índice de um dígito registrado no ano anterior. A expansão da rede de hubs logísticos tem papel central nessa estratégia.
Segundo o Bradesco BBI, essas melhorias fortalecem a experiência do consumidor e aumentam a competitividade da Shopee frente ao Mercado Livre, que também manteve Ebitda ajustado positivo no período, mas sem detalhar avanços logísticos.
Perspectivas
Apesar do ritmo acelerado da Shopee, a análise aponta que a consolidação do mercado pode reduzir margens e limitar o potencial de lucro no curto prazo para as duas plataformas. Ainda assim, o cenário de maior concorrência deve acelerar investimentos em eficiência, fintechs e programas de fidelização.
Entre os próximos passos, a Shopee avalia trazer ao Brasil — ainda em 2025 — um serviço premium testado na Indonésia. No destino asiático, este registrou aumento de 50% no GMV entre clientes VIP e retenção 20% acima da média.