A Shopee oficializou, nesta quinta-feira (19), a inauguração do seu primeiro hub logístico em Manaus. A novidade, voltada principalmente para a última milha, deve otimizar a logística do marketplace não só no estado, mas para toda a região Norte do país.
Além de operar agora em Manaus, a Shopee conta com mais dois centros logísticos em Palmas e Belém, duas capitais importantes nesta faixa do Brasil. A ação, vale lembrar, atinge tanto vendedores e quanto os consumidores da plataforma.
Estrutura logística
A Shopee soma, agora, 12 centros de distribuição (11 no modelo cross-docking e um fulfillment) espalhados pelo país. Entre as cidades este tipo de operação logística, estão:
- São Paulo
- Rio de Janeiro
- Paraná
- Minas Gerais
- Bahia
- Pernambuco
- Goiás
- Rio Grande do Sul
Em hubs logísticos, contando com o mais novo em Manaus, a companhia contabiliza mais de 150 postos voltados a primeira e última milha. Estes, por sua vez, são exclusivos para produtos de vendedores brasileiros.
De forma resumida, a jornada logística começa com a preparação da mercadoria pelo vendedor após a confirmação da compra. Os produtos são coletados nos espaços dos vendedores por veículos da primeira milha ou levados pelos lojistas em Agências Shopee (pontos de coleta). Deste gênero, são mais de 2,5 mil unidades.
A partir dai, os pedidos são encaminhados aos centros de distribuição, onde são separados e enviados aos hubs de última milha. Nesta etapa, as unidades ficam responsáveis por roteirizar e expedir a entrega para mais de 20 mil motoristas parceiros.
Compra no Amazonas
Dados internos da Shopee analisam que, mensalmente, dois em cada 10 amazonenses utilizam seu aplicativo. Em relação aos produtos mais buscados, informações dos últimos 40 dias mostram vestidos, fones de ouvidos, papetes femininas, papel de parede e árvore de natal em destaque.
Na lista de mais vendidos, os itens encontrados são fritadeiras elétricas, projetores, fones de ouvido, capas para colchão e caixas de som.