Shopee e Mercado Livre são os nomes mais lembrados quando o assunto é compra em marketplaces nas favelas do Brasil. Segundo a pesquisa Tracking das Favelas, conduzida pela Nós (Novo Outdoor Social) e publicada com exclusividade pelo Meio & Mensagem, a Shopee lidera com 37,97% das menções, enquanto o Mercado Livre ocupa a segunda posição, com 26,58%.
A lista dos cinco marketplaces mais lembrados é completada por Amazon (9,76%), Shein (5,27%) e Magalu (4,49%), sendo esta última a única marca brasileira entre as líderes. Confira abaixo a lista com os principais atributos de cada marketplace no Brasil:
Crescimento consistente
Nas quatro edições realizadas em 2024 (março, junho, agosto e novembro), tanto Shopee quanto Mercado Livre mostraram crescimento em reconhecimento e intenção de compra. Além de liderar em lembrança, a Shopee também se destacou em recomendação, preferência e intenção de compra. Nessa última categoria, a Shein obteve seu melhor resultado, aparecendo na terceira posição.
Metodologia da pesquisa
O estudo é feito com 800 moradores de favelas brasileiras, utilizando um aplicativo que já perfila os participantes por classe social, gênero, idade e localidade. O controle de cotas garante a representatividade da amostra, enquanto respostas e perfis são validados manual ou automaticamente para assegurar a qualidade dos dados. A pesquisa tem uma margem de erro de 3,5% e 95% de intervalo de confiança.