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Smartphone é produto mais vendido no e-commerce, totalizando R$ 10,3 bilhões

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

O comércio eletrônico no Brasil movimentou R$ 196,1 bilhões em 2023, registrando um crescimento de 4% em comparação a 2022, quando o volume de transações foi de R$ 187,89 bilhões. Os smartphones continuam liderando as vendas, embora o faturamento com a comercialização desses tenha caído 39% em um ano. 

Os dados são do Observatório do Comércio Eletrônico Nacional, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

Pessoas segurando celulares em cima de mesa de madeira
Imagem: reprodução

Com base em informações obtidas a partir de Notas Fiscais eletrônicas, fornecidas pela Receita Federal, os smartphones mantiveram a posição de produto mais vendido no comércio eletrônico em 2023, totalizando R$ 10,3 bilhões. 

Outros itens de destaque incluem livros, brochuras e impressos (R$ 6,4 bilhões), televisores (R$ 5,3 bilhões), refrigeradores e congeladores (R$ 5 bilhões), tablets (R$ 4,4 bilhões) e suplementos alimentares (R$ 3,7 bilhões).

Os produtos mais vendidos variam de estado para estado. Exemplos incluem calçados em Minas Gerais, aparelhos de ar-condicionado no Espírito Santo e refrigeradores e congeladores em Santa Catarina e Paraíba. Em Goiás, automóveis lideraram as vendas, enquanto no Distrito Federal, os livros foram os itens mais comprados.

Imagem: reprodução

Smartphone em foco

Apesar de se manterem no topo, as vendas de celulares tiveram uma queda de 43% em relação a 2021, ano em que as vendas desses dispositivos atingiram R$ 18,1 bilhões – o valor mais alto da série histórica do observatório. Em comparação a 2022, quando o volume de vendas foi de R$ 16,9 bilhões, a redução em 2023 foi de 39%.

Os estados que mais se destacaram na venda de smartphones incluem Bahia, Ceará, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Sergipe e São Paulo.

A região Sudeste permaneceu como a maior vendedora no cenário do comércio eletrônico, concentrando 73,5% das transações online, seguida pelas regiões Sul (15,2%), Nordeste (7%), Centro-Oeste (3%) e Norte (1,3%).

No que diz respeito à origem das compras, a região Sudeste foi o principal destino dos negócios, representando 55,6% das transações, na sequência aparecem o Sul (16,8%), Nordeste (15,8%), Centro-Oeste (8,3%) e Norte (3,3%).