A segunda edição da Pesquisa de Assinaturas feita pela Vindi, em parceria com a Opinion Box, revelou que mais da metade dos usuários de serviços por assinatura mantiveram suas assinaturas inalteradas nos últimos 12 meses, mesmo no cenário de alta inadimplência que estamos vivendo. Além disso, os streamings de vídeo também apareceram como a principal escolha dos consumidores, demonstrando que o mercado de serviços por assinatura tem ganhado cada vez mais espaço no dia a dia dos brasileiros.
A pesquisa indicou que maioria dos entrevistados (51%) disseram que não alteraram suas assinaturas durante os últimos 12 meses. Do mesmo modo que 61% disseram que antecipam a manutenção dos seus gastos com assinaturas inalteradas no mesmo período.
Esses dados são relevantes, pois mostram uma tendência que reflete uma expectativa de estabilidade financeira contínua, além de reforçar a firme intenção de manter padrões de consumo, indicando uma resiliência notável no cenário atual do mercado de assinaturas.
Thais Luciani, Diretora de Marketing da Vindi
Streamings de vídeo são os queridinhos
Entre os serviços recorrentes, os streamings de vídeo apareceram como os preferidos, contando com a assinatura de 81% dos consumidores de serviços digitais, seja de forma independente ou combinados com outros serviços. As plataformas Netflix e HBO Max (agora Max), lideraram as escolhas de cerca de 25% dos assinantes.
Outros serviços, como streaming de música e nuvem também apareceram na lista, confira:
- Netflix: mais de um quarto das pessoas que têm streaming tem Netflix e quase um quinto assinam apenas ele;
- Amazon Prime Video: mais da metade das pessoas que têm um streaming tem Prime Video, mas 90% do seu público também assina outros streamings;
- A Globoplay, HBO Max, Star+ e Disney+ estão presentes em até um terço do público, sozinhos ou em conjunto com outros;
- Combinados: dentre as combinações favoritas para streamings de vídeos, em primeiro lugar tem o combo Netflix e HBO Max, presente nas telas de quase um quarto dos assinantes de streamings;
- Netflix e Prime Video ocupam o segundo lugar com um pouco mais de um quinto dos assinantes;
- O Spotify é o streaming de música favorito com 49% dos assinantes, seguido por Amazon Music e Youtube Music;
- Consideram essencial pagar por serviços como Netflix e Spotify, indicando uma valorização clara do entretenimento digital (24%);
- Assinar um streaming de vídeo apenas para explorar o catálogo, seja em uma vez ou diversas vezes (36%).
Senhas
A prática de compartilhar senhas vem se destacando no último ano, transformando-se em um desafio para os serviços de streaming, que tentam conter esse hábito. Na pesquisa, mais da metade (56%) da amostra indicou que compartilha seu plano com pessoas que não residem no mesmo endereço. Sobre o tema, a pesquisa perguntou aos consumidores com quem eles costumam compartilham as senhas e as respostas foram:
- Família (51%);
- Namorados ou cônjuges (40%);
- Amigos (16%).
O estudo também revelou que o método de pagamento mais utilizado pelos serviços de assinatura é o cartão de crédito, com 64% da escolha do público. Seguido por 14% do Pix.