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Temporada de festas: 78% dos consumidores compram por múltiplos canais

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

O estudo “Consumer Black Friday/Cyber Monday”, da Sinch, revela que 77,9% dos consumidores preferem receber promoções por meio de múltiplos canais, reforçando a relevância de uma abordagem omnicanal nas estratégias de marketing das marcas.

Os consumidores mostram maior preferência por e-mail (61,3%), sites (48,4%) e redes sociais (44,1%) como os canais mais eficazes para serem alcançados.

Mulher sentada em cafeteria fazendo compras pelo celular com sacolas ao lado
Imagem: reprodução

Com 80% dos consumidores esperando recomendações personalizadas, as organizações que adotam essa estratégia têm potencial para aumentar significativamente a satisfação e fidelização de seus clientes, segundo a pesquisa. 

Oferecer um serviço ágil, com respostas em tempo real e suporte 24/7, posiciona as marcas como líderes em experiência do cliente, especialmente em períodos de alta demanda como Black Friday, Cyber Monday e Natal

Mario Marchetti, diretor-geral Latam da Sinch, explica: “aqui é onde estão as tecnologias como RCS (Rich Communication Services) e chatbots com tecnologia de IA que desempenham um papel fundamental. Essas ferramentas permitem que as marcas proporcionem experiências de comunicação mais interativas e adaptadas às necessidades individuais de cada cliente”.

Para atender à demanda por conveniência e disponibilidade, 56,6% dos consumidores optam por chatbots para acompanhar o status de seus pedidos e obter suporte fora do horário comercial. Essa abordagem de automação e uso de inteligência artificial fortalece o atendimento ao cliente e aumenta a satisfação no período de vendas do final do ano, essencial para o comércio.

“É importante destacar que não se trata apenas de estar presente em diversas mídias, mas de integrá-las de forma que ofereça uma experiência fluida e uniforme, gerando assim um engajamento autêntico. Para isso, as empresas devem aproveitar a personalização e a relevância de suas mensagens, adaptando as ofertas e a comunicação ao comportamento e às expectativas dos clientes em cada plataforma”, conclui Marchetti.