Organizado pela Kobe Apps, plataforma de aplicativos e pela plataforma de avaliações, Konfidency, o evento “Conexão Pós NRF”, realizado na última quinta-feira (23/01), contou com especialistas do setor que apresentaram as principais tendências que prometem moldar o varejo em 2025. Entre os insights, temas como varejo inteligente, engajamento estratégico e aplicação de tecnologias emergentes na realidade brasileira foram debatidos por líderes do mercado.
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Com destaque para a hiper personalização, os especialistas enfatizaram como os consumidores estão cada vez mais exigentes, fazendo com que as empresas precisem adaptar suas estratégias para atender às expectativas individuais. “O cliente espera ser tratado de forma única e exclusiva, o que exige um uso inteligente de dados e tecnologias para criar experiências verdadeiramente personalizadas”, aponta Bruno Bulso, COO e cofundador da Kobe Apps.
Varejo inteligente: o renascimento da loja física
“Um dos principais temas abordados na NRF 2025 foi a convergência entre os mundos físico e digital, assim como a importância de uma experiência verdadeiramente ‘seamless’ para atender às expectativas do consumidor moderno. Quando olhamos para o varejo brasileiro, percebemos uma necessidade urgente de implementar formas eficientes de captar a opinião dos consumidores em todos os pontos de contato, algo que já faz parte da cultura nos Estados Unidos”, explica Victor Almaraz, fundador e CEO da Konfidency, plataforma especializada em coleta e exibição de feedback de clientes.
Com o “efeito pêndulo” pós-pandemia, a loja física ressurgiu como um canal estratégico para o varejo. “Se você oferece uma experiência envolvente no ponto de venda, o cliente volta a frequentar a loja física. Exemplos como a loja da Puma em Nova York, que usa mapeamento de dados para personalizar futuras compras, mostram o potencial dessa tendência”, destaca Lucas Santana, fundador do Universo E-commerce.
Outro ponto levantado foi o papel crescente das mídias sociais e dos vídeos, com ênfase em plataformas como TikTok Shop, já consolidada nos EUA. “O TikTok está se tornando um dos principais canais para o varejo, mas é essencial que as marcas pensem no objetivo antes de apostar em ferramentas como a inteligência artificial”, afirma Juliana Sacchi, CEO da Retail Hub.
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Personalização e fidelização
A personalização deixou de ser uma tendência para se tornar uma necessidade. “Não basta chamar o cliente pelo nome. A hiper personalização exige um senso de pertencimento, e as marcas precisam se preparar para isso em escala”, explica Thiago Vicente, VP de Sales da CRM Bonus.
Além disso, foi ressaltado que muitas empresas ainda enfrentam desafios na implementação prática de soluções baseadas em IA. “A falta de cases práticos e a superficialidade nas aplicações são entraves para uma adoção mais eficaz dessas tecnologias”, comenta Tomás Boni, Head de Operações Varejo da Natura.
Eficiência e lucro
A aplicação de insights da NRF para o contexto brasileiro também foi amplamente discutida. “A nova geração busca experiências personalizadas e valoriza tanto as compras online quanto as ofertas exclusivas em lojas físicas. Adotar estratégias como cupons integrados, live commerce e clubes de fidelidade pode ser um diferencial competitivo”, destaca Matheus Pedralli, CEO da Omnik.
A inteligência artificial também foi abordada como um recurso essencial para o futuro do varejo. “Embora a distância entre as soluções de IA brasileiras e internacionais não seja tão grande, é crucial investir em pessoas, processos e tecnologias para garantir uma comunicação fluida e surpresas constantes no relacionamento humano”, conclui Bulso.
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