O aplicativo chinês TikTok disse a senadores em Washington que está trabalhando em um acordo final com o governo norte-americano que “salvaguardará totalmente os dados dos usuários e os interesses de segurança nacional dos Estados Unidos“, de acordo com uma carta vista na sexta-feira (1º) pela Reuters.
O presidente-executivo do TikTok, Shou Zi Chew, disse aos senadores em uma carta datada de quinta-feira (30) que o aplicativo de vídeo curto estava trabalhando com a Oracle em “novos controles avançados de segurança de dados que esperamos finalizar em um futuro próximo”.
No mês passado, o TikTok disse que concluiu a migração de informações sobre seus usuários dos EUA para servidores da Oracle, mas ainda está usando data centers norte-americanos e de Cingapura para backup.
A carta do TikTok reconheceu que os funcionários baseados na China “podem ter acesso aos dados de usuários do TikTok dos EUA sujeitos a uma série de controles robustos de segurança cibernética e protocolos de aprovação de autorização supervisionados por nossa equipe de segurança sediada nos EUA”.
O TikTok disse que, enquanto continua trabalhando em problemas de dados, espera excluir dados protegidos de usuários dos EUA de seus próprios sistemas e mudar totalmente para servidores em nuvem Oracle localizados nos EUA”.
Leia também: Compras sociais: TikTok, Facebook e Geração Alpha ditam o futuro
Fonte: Reuters, via Money Times