Braço de e-commerce da ByteDance, o TikTok Shop, continua movimentando o mercado de consumo online nos EUA. Com US$ 100 milhões em vendas na Black Friday deste ano, já são mais de 500 mil vendedores no país e uma rivalidade com empresas consolidadas, como SHEIN e Sephora.
Segundo a Coefficient Capital, 80% dos americanos que utilizam o TikTok pelo menos uma vez por mês estão cientes do TikTok Shop. A pesquisa, que envolveu 11 levantamentos com mais de três mil consumidores norte-americanos, revelou que 45% dos entrevistados compraram itens de moda, vestuário e acessórios através do TikTok Shop, enquanto 44% adquiriram produtos de beleza e cuidados pessoais. Outras categorias populares incluem eletrônicos, artigos para o lar, alimentos, brinquedos e livros.
Problemas com a lei
O TikTok se vê em meio a uma batalha legal nos EUA. Uma lei, aprovada pelo Congresso do país, exige que a empresa chinesa ByteDance venda suas operações no país até 19 de janeiro de 2025, sob a ameaça de proibição do aplicativo. O governo americano justifica a medida como uma forma de proteger a segurança nacional, alegando riscos de espionagem e manipulação de dados.
Em resposta, o TikTok recorreu à Suprema Corte, argumentando que a proibição viola a Primeira Emenda, que garante a liberdade de expressão. Além disso, a plataforma enfrenta um processo coletivo movido por 13 estados, que a acusam de não proteger adequadamente os jovens usuários e de contribuir para problemas de saúde mental.
A decisão da Suprema Corte pode ter implicações significativas para o futuro do TikTok, esbarrando também na aba de compras.