Logo E-Commerce Brasil

Dona do TikTok lança serviço de pagamento na China

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

A ByteDance lançou recentemente um serviço de pagamento para a versão chinesa do TikTok, o Douyin Pay, ampliando fontes de receita no comércio eletrônico na China.

“A ferramenta Douyin Pay visa complementar as principais opções de pagamento existentes e, em última análise, melhorar a experiência do usuário”, disse o TikTok em comunicado à Reuters na terça-feira (19).

Os mais de 600 milhões de usuários ativos por dia do Douyin, anteriormente podiam usar o Alipay, do Ant Group, e o WeChat Pay, da Tencent, os dois canais de pagamento em dispositivos móveis onipresentes do país, para comprar presentes virtuais para transmissões ao vivo ou itens de lojas da plataforma.

O fundador e presidente-executivo da ByteDance, Zhang Yiming, ampliou a capacidade da empresa em atuar no mercado de pagamentos na China ao adquirir a Wuhan Hezhong Yibao Technology no ano passado.

A Hezhong Yibao obteve uma licença de pagamento a terceiros do banco central em 2014.

TikTok de olho na receita

O Douyin é o principal gerador de receita da ByteDance. Ele oferece um vislumbre do que o TikTok pode vir a se tornar, à medida que Douyin começou a vender mercadorias em 2017 e agora possui uma operação de comércio eletrônico em crescimento, na qual centenas de milhões de usuários fazem compras diariamente.

A expansão da ByteDance ocorre em um momento em que reguladores financeiros da China estão intensificando a supervisão das fintechs, especialmente empresas como o Ant Group.

O setor de pagamentos da China é dominado pela Alipay e pelo WeChat Pay, com o primeiro tendo 55,39% do mercado total no segundo trimestre do ano passado, de acordo com a empresa de pesquisa de mercado Analysys.

Leia também: Instagram está de cara nova e valoriza ainda mais o e-commerce

Fonte: Money Times, com Reuters