O TikTok Shop, braço de e-commerce da plataforma de vídeos curtos, pretende dobrar sua receita nos Estados Unidos em 2025. O objetivo traçado surpreende o mercado, tendo em vista a incerteza quanto à permanência do aplicativo no país. A informação foi divulgada pelo Nikkei Asia.

Na terça-feira (16), o presidente Donald Trump anunciou um acordo entre EUA e China para manter o TikTok em operação no mercado norte-americano, prorrogando para 16 de dezembro o prazo de venda ou proibição da plataforma. Esse é o quarto adiamento desde janeiro.
Segundo o veículo japonês, os dois governos devem concluir o acordo em reunião prevista para esta sexta-feira (19), entre Trump e o presidente chinês Xi Jinping. Uma das principais discussões gira em torno da propriedade dos algoritmos responsáveis pela recomendação de conteúdo — ponto considerado central nas negociações.
Apesar do cenário de instabilidade, o TikTok Shop segue como a frente de crescimento mais acelerado da ByteDance, dona do TikTok. A companhia promoveu mudanças em sua estrutura nos EUA, incluindo cortes de pessoal em alguns escritórios, mas também contrata visando resultados no e-commerce.
Impactos regulatórios
A operação de comércio eletrônico da plataforma também foi afetada pelo aumento de tarifas e pela revogação da regra de de minimis, que isentava pacotes de baixo valor de tributação nos EUA.
Ainda assim, a expectativa do TikTok é que a unidade de e-commerce ao menos dobre sua receita no mercado estadunidense neste ano. Como empresa de capital fechado, a ByteDance não divulga resultados financeiros.
Enquanto isso, veículos como o Wall Street Journal apontam que grupos de investidores americanos, incluindo Oracle, Silver Lake e Andreessen Horowitz, avaliam adquirir cerca de 80% das ações do TikTok US como parte das negociações em andamento.