Quando o assunto são compras in-app, streaming, jogos e ferramentas de criação de conteúdo digital são os aplicativos que mais motivam os brasileiros a gastarem. Essa tendência é visível na análise da lista dos dez aplicativos com maior faturamento nas lojas App Store e Google Play no Brasil em setembro, conforme dados da AppMagic.
Com exceção do líder Google One, a lista inclui quatro plataformas de streaming, três jogos e duas ferramentas de criação de conteúdo digital (CapCut e Canva). Vale destacar que os números consideram apenas os gastos com compras in-app por meio dos sistemas de pagamento das lojas de aplicativos.
Porém, compras de produtos físicos em plataformas como Mercado Livre e Shopee, ou serviços O2O (online para offline), como Uber, 99 e iFood, não são contabilizadas pela AppMagic.
Abaixo o top 10 dos aplicativos com maior faturamento no Brasil em setembro, já considerando as deduções de taxas das lojas e impostos locais:
- Google One – US$ 5,3 milhões
- YouTube – US$ 3,5 milhões
- CapCut – US$ 2,1 milhões
- Globoplay – US$ 2,1 milhões
- Disney+ – US$ 2 milhões
- Canva – US$ 1,9 milhão
- Roblox – US$ 1,4 milhão
- Max – US$ 1,4 milhão
- Brawl Stars – 1,3 milhão
- Free Fire – US$ 1,32 milhão