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Tráfego do folião: Carnaval é 108% mais pesquisado online, afirma Semrush

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

Visto com bons olhos pelas PMEs e trazendo uma série de possibilidade ao varejo nacional, o Carnaval desfila uma vez mais. Para além de viagens e blocos de rua espalhados pelo país, o cenário varejista, incluindo o e-commerce, também é impactado positivamente com a data. A Semrush, espelhando dados de tráfego de fevereiro de 2023, acredita no crescimento de 108% nas buscas na internet por termos relacionados ao Carnaval.

Tráfego - Carnaval é 110% mais pesquisado online, afirma Semrush
(Imagem: Freepik)

Segundo dados da plataforma de marketing digital especializada em visibilidade online, o número esperado de pesquisas voltadas ao período festivo deve ficar em torno de 37.4 milhões em 2024. Na visão de Erich Casagrande, líder de Marketing da Semrush no Brasil, justamente por essa quantidade de acessos, as fichas do varejo — físico e online — devem estar no digital.

“As pessoas que estão fazendo essas buscas na internet precisam saber sobre seu trabalho. Compartilhar conteúdo nas redes sociais, especialmente no TikTok, onde as pesquisas são tão comuns quanto no Google, é uma maneira eficaz de demonstrar presença ativa durante a folia”, explica.

Vale lembrar que, conforme projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o volume financeiro da data pode chegar a R$ 9 bilhões. O número representa alta de 10% frente o Carnaval de 2023.

Produtos mais buscados

Entre as principais buscas, que podem nortear também o consumo dos brasileiros durante o período de festa, estão:

Penteado Carnaval
Maquiagem Carnaval
Unhas para o Carnaval
Roupas de Carnaval
Abadá Carnaval
Fantasia de Carnaval

Apesar de traçados alguns dos caminhos mais percorridos pelos foliões online, um detalhe é reiterado por Casagrande sobre a visibilidade do Carnaval.

“Aproveitar os assuntos do momento é uma estratégia que chama a atenção do consumidor. Por isso, desenvolver conteúdos online com dicas e informações relacionadas ao segmento de negócios da empresa pode ser uma maneira de capitalizar. Mesmo que o cliente não faça uma compra imediata, ela visitará o site e terá a oportunidade de conhecer melhor o empreendimento”, pontua.