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Uso de GTIN deve combater falsificações no e-commerce durante Black Friday

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

Apesar de seu nome não ser comum no cotidiano do varejo, o GTIN/EAN, que representa o número global de itens comerciais, melhora a visibilidade dos produtos nos mecanismos de busca e aumenta a confiança e a satisfação dos consumidores. 

A Black Friday, por sua vez, representa uma oportunidade estratégica para o comércio eletrônico e os marketplaces se destacarem por meio de ferramentas eficazes, diferenciando-se dos falsificadores.

Mulher etiquetando caixa de papelão para entrega
Imagem: reprodução

O GTIN é um identificador único que possibilita a classificação precisa dos produtos, facilitando sua indexação tanto em mecanismos de busca online quanto nos sistemas internos das plataformas.

Produtos devidamente identificados têm maior probabilidade de aparecer nas primeiras posições dos resultados de busca, já que o código otimiza a leitura dos dados pelos algoritmos e organiza o catálogo de forma eficiente.

Segundo Ricardo Aranha, coordenador de negócios da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil: “além de identificar cada item de forma exclusiva, o GTIN contribui para a segurança das transações ao evitar a comercialização de produtos falsificados. Esse nível de controle oferece uma experiência de compra mais segura e fortalece a credibilidade do marketplace”.

Frente a grande oferta e pressão por preços baixos, como durante a Black Friday, a presença de produtos falsificados pode comprometer a reputação de um marketplace. A adoção do GTIN assegura a autenticidade dos itens e minimiza os riscos de fraude, resultando em maior satisfação do cliente.

Facilidades na operação

Para além dos benefícios em visibilidade e segurança, o GTIN também proporciona ganhos operacionais – como melhor gestão de estoque e redução de erros nas descrições dos produtos. Esses aspectos impactam diretamente o desempenho das plataformas e permitem que os consumidores localizem produtos de maneira rápida e confiável.

Em buscadores como Google e Google Shopping ou marketplaces como eBay e Amazon, a agilidade e a precisão na seleção das ofertas estão diretamente ligadas à qualidade dos dados registrados na plataforma da GS1, responsável pelo GTIN/EAN.

“Com o código, os marketplaces não apenas garantem maior exposição dos produtos nos meses que antecedem a Black Friday, mas também fortalecem a confiança, aumentam a qualidade da experiência dos consumidores e elevam o potencial de vendas, além de criar fidelidade para futuras compras”, conclui Aranha.