Cerca de 55% dos abandonos de carrinhos do e-commerce no Brasil acontecem por causa do alto custo do frete, de acordo com informações da consultoria Econsultacy. “Mais do que deixar de vender, estas empresas arcam com prejuízos quando o cliente não finaliza a compra, pois foram investidos tempo e dinheiro na criação do produto e do e-commerce. Na ponta do lápis, o impacto negativo é enorme”, explica Fábio Garcia, CEO da +Envios, startup de inteligência logística.
Entender porque o frete se torna tão alto não é difícil: em um país com dimensões continentais, baixo investimento em infraestrutura e problemas de segurança, é um desafio para as grandes empresas oferecer um frete com valores justos para o cliente final. Imagine, então, para os pequenos e médios empresários.
Contudo, hoje, eles somam mais de 1,3 milhão de lojas online, segundo a 6ª edição da pesquisa “Perfil do E-Commerce Brasileiro”, feita pelas empresas BigData Corp. e PayPal Brasil.
E é neste universo que as empresas que conseguem oferecer a melhor opção de frete, o melhor prazo e melhor atendimento vão se destacar e aumentar consideravelmente as conversões.
A solução
Andrea Aparecida Sales Batista, sócia-diretora da Jefet, editora de livros, faz em média de 100 a 150 envios de produtos por dia e concorria com o preço do frete de marketplaces.
“Por mais que eu tentasse, meu frete ficava acima dos meus concorrentes dos grandes varejos e marketplaces e eu não tinha tempo suficiente para cuidar das vendas e buscar soluções de frete. Por isso optei por terceirizar esta parte do processo e investir em uma gestão de logística”, afirma Andrea.
Com esta decisão ela conta que conseguiu ampliar os canais de vendas com qualidade. Como resultado, em três anos, registrou um aumento de cerca de 40% no fechamento dos pedidos no site.
“Não tenho que me preocupar com nada, a empresa coleta todos os produtos aqui, acompanha todo processo de logística e se acontecer algum problema de extravio ou atraso, eles mesmos resolvem”, completa Andrea.
A confiança no rastreio das cargas também foi fundamental para a Book One. Esta editora é especializada em livros raros e envia pequenas preciosidades para todo Brasil.
Pelo dashboard da +Envios, ela consegue saber, 24 horas por dia, em que local está o produto, até a chegada ao cliente final. Uma empresa teve um problema com uma entrega, que ficou parada em uma unidade de distribuição e ninguém sabia qual era e como resolver. Neste momento contaram com o trabalho ágil da +Envios e o livro chegou ao seu destino.
As grandes empresas têm um bom volume de envios ao longo do mês, o que permite que até ofereçam frete grátis, mas esta opção não é realidade para os empreendedores de médio e pequeno porte. “Nós conseguimos por meio da nossa tecnologia para inteligência logística ajudar os pequenos e médios empreendedores a ter frete e prazo mais competitivos”, completa Garcia.
Para conhecer todos os serviços da +Envios acesse www.maisenvios.com.br.
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