Os canais mais utilizados para compras de reposição de estoque no setor de varejo de vizinhança do segmento alimentar são distribuidores, atacarejos e atacados. Enquanto isso, os marketplaces ganham espaço como canais de pesquisa de preços, conforme uma pesquisa feita pelo Compra em colaboração com o Instituto Locomotiva.
Estabelecimentos mais buscados
Distribuidores são a escolha principal para 77% dos estabelecimentos, seguidos por atacarejos, com 73%, e atacados, com 53%. No entanto, o atacarejo se destaca como o principal canal de compra para 40% dos varejos de vizinhança. A preferência por atacarejos é mais notável entre estabelecimentos com faturamento até R$ 15 mil, atingindo 84%. Os marketplaces são a opção para 23%.
Meios de transporte
Os carros de passeio são os mais usados tanto para compras em supermercados/hipermercados (41%) quanto para compras em atacados/atacarejos (30%). Em seguida, aparecem as caminhonetes, com (29%), e depois as picapes (28%).
Otimismo dos varejistas
A pesquisa também revela otimismo entre os varejistas de vizinhança do segmento alimentar. Cerca de 83% acreditam que o desempenho do comércio vai melhorar nos próximos 12 meses. Em comparação com 2023, 71% avaliam que o negócio melhorou, enquanto 21% não notaram mudanças e 8% reportaram uma piora.
A pesquisa foi realizada pelo Compra Agora, em parceria com o Instituto Locomotiva, entre os dias 13 e 22 de dezembro de 2023. Foram entrevistados 600 proprietários (78%) ou funcionários (22%) responsáveis pela gestão comercial do varejo de vizinhança alimentar em todo o Brasil, com uma margem de erro de 4.0 pontos percentuais. A maioria dos entrevistados (49%) está na faixa etária entre 30 e 45 anos, e 12% possuem curso superior completo.