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Vejo, logo existo: conteúdo online influencia valores de 55% dos brasileiros

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

Um levantamento realizado pela Flora, indústria brasileira de bens de consumo, destacou o impacto das redes sociais na formação de valores e comportamentos de compra. Enquanto a Geração Z é massivamente influenciada pelo conteúdo online, a Geração X vê com desconfiança a promoção de produtos por meio das plataformas digitais. A pesquisa indica como cada vez mais os brasileiros têm se preocupado com os valores das marcas ou influenciadores na hora de decidir a compra.

(Imagem: Envato)

Segundo o estudo, 55% dos entrevistados afirmaram que aprenderam algo nas redes que mudou suas percepções ou posturas anteriores. Contudo, o peso desse ambiente na decisão de compra varia entre gerações. Por exemplo, 42% das pessoas com mais de 43 anos relataram que são menos influenciadas por anúncios ou produtos promovidos por perfis que acompanham.

Embora apenas 25% dos participantes admitam ser diretamente impactados por anúncios nas redes sociais, o conteúdo orgânico se mostrou mais relevante. Isso reflete uma preferência por recomendações genuínas e interações que transmitam autenticidade.

O comportamento dos influenciadores também tem forte impacto, especialmente entre os jovens da Geração Z. Cerca de 66% desses consumidores já deixaram de seguir influenciadores ao discordar de seus posicionamentos ou das marcas que promovem. Esse dado revela uma preocupação crescente com valores e autenticidade na relação com marcas e criadores de conteúdo.

O estudo ainda mostrou que 70% da Geração Z e 60% dos millennials já optaram por não comprar de marcas associadas a influenciadores ou celebridades com cujos valores não concordam. Essa tendência reforça a importância do alinhamento ético e cultural entre marcas e consumidores.