A receita obtida com a venda de geradores de energia no e-commerce em três cidades da Região Metropolitana de São Paulo — capital, Cotia e Taboão da Serra — aumentou 8,86 vezes após a queda de energia causada na região por uma tempestade no dia 11 de outubro. Segundo a Neotrust, empresa de inteligência para o varejo digital do ecossistema Confi, o faturamento com geradores alcançou R$ 1,58 milhão entre os dias 12 e 16 de outubro.
A análise comparou o período pré-tempestade, de 1º a 10 de outubro, com o pós-tempestade, de 12 a 16 de outubro. Mais de 3 milhões de pessoas foram afetadas pela queda de energia, e até o dia 18 de outubro, cerca de 35 mil domicílios ainda estavam sem eletricidade na Grande São Paulo.
Um salto nas vendas
Durante os cinco dias após a tempestade, o número de unidades vendidas de geradores foi 15,97 vezes maior do que a média registrada no início de outubro. A maior parte dos geradores adquiridos (72,2%) funcionava a gasolina, enquanto 23,0% eram movidos a diesel e 4,7% a energia solar.
Esse aumento acentuado nas vendas demonstra a crescente demanda por soluções de energia alternativa em situações de emergência, especialmente em regiões densamente povoadas como São Paulo.