Apesar de outros levantamentos apontarem para uma Black Friday com menor faturamento em relação com 2022, a Criteo mostra um ponto de vista focado no fim de semana. Entre sexta (24) e segunda-feira (27), levando Black Friday e Cyber Monday em consideração, o levantamento mostra alta de 20% nas vendas na comparação ano a ano.
Além do crescimento neste quesito, a pesquisa da Criteo também mostra uma taxa média de vendas e tráfego bem acima do registrado em outubro deste ano. Foram, respectivamente, aumentos de 439% e 184%, representando, no mínimo, boa movimentação para esta edição.
Na visão de Tiago Cardoso, diretor na Criteo para América Latina, a Black Friday 2023 serve como uma oportunidade para profissionais de marketing e varejistas investirem em campanhas para capitalizar a jornada do consumidor durante o crucial período de férias.
Fim de semana positivo
Como dito, o recorte adotado no levantamento da criteo analisou a data mais específica da Black Friday/Cyber Monday em 2023. É importante lembrar que, nos últimos anos, a data tem sido cada vez mais antecipada e este pode ser um dos motivos para menos receita na data oficial.
Somente na Black Friday, as vendas no Brasil aumentaram 23% em relação a 2022.
O tráfego no e-commerce também foi forte no fim de semana, indicando a procura dos consumidores por produtos com desconto. Na Black Friday, o tráfego online aumentou 36% em comparação com 2022. Para o acumulado do fim de semana (Black Friday e Cyber Monday), o mesmo índice cresceu 26% ante 2022.
A Black Friday ganhou impulso globalmente este ano, com as transações online aumentando 12,3% em todo o mundo em comparação com o ano passado.
A base do levantamento da Criteo contou com acompanhando mais de 1,4 mil varejistas e marcas nas Américas nos quesitos de tráfego orgânico e resultados de vendas. Isso aconteceu entre sexta-feira (24) e domingo (27).