A região Sudeste iniciou o ano com bom desempenho no e-commerce. As vendas do setor, ao comparar os meses de janeiro (2022 e 2021), expandiram em 17,22%. Já o faturamento, usando a mesma base comparativa, teve alta de 16,44%. Os dados são do índice MCC-ENET, levantamento desenvolvido pela Neotrust | Movimento Compre & Confie, em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net).
Ainda no mesmo período, quando são observados os dados de venda por região, o Sudeste ocupou a última colocação. As demais regiões tiveram o seguinte desempenho: Norte (33,49%); Centro-Oeste (28,87%); Nordeste (27,35%); Sul (23,19%).
“No primeiro mês de 2022, observamos a mesma tendência de crescimento sustentável das vendas online no Sudeste, já observada nos últimos anos. São sinais fortes do canal online nos hábitos de consumo do brasileiro. Esperamos crescimento de dois dígitos no volume de vendas para 2022 em relação ao ano passado”, afirma Gastão Mattos, responsável pela Divisão de Varejo Online da camara-e.net.
Vendas online no Sudeste
Ao observar as vendas online, no período de janeiro ante dezembro, neste caso, a variação foi negativa: (−2,12%%). Já o acumulado dos últimos 12 meses, os resultados seguem positivos: 11,10%.
No acumulado dos últimos 12 meses, as demais regiões tiveram os seguintes resultados: Nordeste (27,98%); Centro-Oeste (25,70%); Norte (24,68%); e Sul (22,78%).
Faturamento do Sudeste
Na métrica de faturamento do Sudeste, considerando a comparação entre janeiro e dezembro, apresentou alta de 6,15%. No acumulado dos últimos 12 meses, cresceu em 21,11%.
As demais regiões tiveram o seguinte desempenho, no acumulado dos últimos 12 meses: Centro-Oeste (33,52%); Sul (33,39%); Nordeste (29,93%); e Norte (27,55%).
Metodologia
Os índices mensais vêm da comparação dos dados do último mês vigente em relação ao período base (média de 2017). Para compor o índice, a Neotrust | Movimento Compre & Confie coleta 100% de todas as vendas reais de grande parte do mercado de e-commerce brasileiro, utilizando adicionalmente processos estatísticos para composição das informações do mercado total do comércio eletrônico brasileiro. Também são utilizadas informações dos indicadores econômicos nacionais do IBGE, IPEA e FGV.
Não estão contabilizados no MCC-ENET dados dos sites MercadoLivre, OLX e Webmotors, além do setor de viagens e turismo, anúncios e aplicativos de transportes e alimentação, pois ainda não são monitorados pela Neotrust | Movimento Compre & Confie.
Para conferir o estudo completo acesse https://www.mccenet.com.br/
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