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Vendas no varejo devem crescer até 8% no último trimestre de 2024

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

O Índice Antecedente de Vendas do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IAV-IDV) projeta crescimento nas vendas do comércio varejista entre outubro a dezembro de 2024. A previsão para o índice nominal é de aumento de 7,9% em outubro, 8,0% em novembro e 7,0% em dezembro, em comparação aos mesmos meses do ano anterior. Em setembro, a alta foi de 3,8%.

Indíce Stone Varejo de janeiro - e-commerce - resultados
(Imagem: Freepik)

Ao considerar a inflação ajustada pelo IPCA, o crescimento projetado para o período é mais moderado, com variações de 3,2% em outubro, 3,4% em novembro e 2,4% em dezembro, após uma leve queda de 0,6% registrada em setembro.

(Imagem: Índice de Desenvolvimento do Varejo/Divulgação)

As projeções do IAV-IDV baseiam-se nas expectativas de faturamento das empresas associadas, que representam cerca de 20% do varejo brasileiro e incluem setores diversos.

Setores em destaque

  • Supermercados e alimentação: após uma alta de 1,3% em setembro, o setor projeta aumentos de 8,3% em outubro, 10,3% em novembro e 9,0% em dezembro.
  • Material de construção: com crescimento de 2,3% em setembro, espera-se que o setor registre altas de 11,5% em outubro, 9,7% em novembro e 7,2% em dezembro.
  • Artigos de uso pessoal e doméstico: o setor se destacou com uma elevação de 11,9% em setembro e prevê aumentos de 19,9% em outubro, 22,4% em novembro e 17,6% em dezembro.
  • Farmacêuticos e cosméticos: após crescimento de 18,8% em setembro, o setor projeta novas altas de 21,0% em outubro, 18,1% em novembro e 13,7% em dezembro.
  • Móveis e eletrodomésticos: depois da alta de 3,9% em setembro, o setor estima crescimentos de 3,6% em outubro, 4,3% em novembro e 4,4% em dezembro.
  • Tecidos, vestuário e calçados: após uma alta de 4,1% em setembro, as projeções para os próximos meses são de 10,9% em outubro, 7,6% em novembro e 7,6% em dezembro.

As projeções indicam expectativas positivas para o varejo no fim de ano, com as vendas aquecidas em diversos setores em meio às datas comemorativas e promoções de fim de ano.