O número de passageiros em categorias premium cresceu acima do registrado pela classe econômica em 2024, segundo o relatório World Air Transport Statistics, da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA). O levantamento reúne dados de 240 companhias aéreas internacionais.

Crescimento regional
A Europa manteve a liderança no mercado internacional de viagens de luxo, com 39,3 milhões de passageiros. No entanto, o maior avanço foi registrado na Ásia e Pacífico, com alta de 22,8% em relação a 2023.
Segundo Manuel Flahault, diretor-geral do Grupo Air France-KLM na América do Sul, a busca por exclusividade e personalização impulsiona a demanda por cabines de primeira classe. O movimento também se reflete no solo, com maior procura por salas VIP e serviços diferenciados. Italo Russo, CEO do W Premium Group, destaca a expansão do mercado de luxo extremo, voltado a experiências exclusivas e personalizadas.
Países com mais passageiros
Em 2024, os Estados Unidos lideraram o ranking global, com 876 milhões de passageiros, seguidos pela China (741 milhões). O Reino Unido ficou em terceiro lugar (261 milhões), à frente da Espanha (241 milhões).
Rotas mais movimentadas
As rotas do sudeste asiático dominaram a lista, ocupando 9 das 10 primeiras posições. O trecho entre Jeju e Seul, na Coreia do Sul, foi o mais movimentado do mundo, com 13 milhões de passageiros em 2024.
Na América Latina, o destaque foi o voo entre Bogotá e Medellín (3,8 milhões de passageiros). Na África, a liderança ficou com a rota entre Cidade do Cabo e Joanesburgo (3 milhões). Na América do Norte, o trecho Nova York–Los Angeles registrou 2,2 milhões de viajantes, enquanto na Europa, Barcelona–Palma de Mallorca liderou com 2 milhões.
* Com informações do Seu Dinheiro
Fique por dentro das novidades do setor de luxo no Congresso E-Commerce de Luxo, dia 2 de setembro, em São Paulo