À medida que os preços sobem no supermercado e no posto de gasolina, o Walmart disse, nesta quarta-feira (27), que oferecerá descontos maiores em combustível para estimular mais clientes a aderir e renovar o serviço de assinatura Walmart+.
Chris Cracchiolo, vice-presidente sênior e gerente geral do serviço de assinatura Walmart+, disse que a despesa diária está na mente de muitos compradores, “especialmente neste ambiente inflacionário muito alto”. Ele disse que o varejista pesquisou recentemente os clientes e cerca de metade disse que estava mudando seu comportamento por causa do combustível mais caro.
O Walmart olhou para o serviço de assinatura, lançado há cerca de 18 meses , como uma forma de expandir seus negócios de ecommerce e incentivar os clientes a aumentar os gastos com lojas e sites. Também serviu como resposta do Walmart ao Amazon Prime.
O Walmart+ custa US$ 98 por ano ou US$ 12,95 por mês. Inclui frete grátis para compras on-line, entregas gratuitas de supermercado para pedidos de pelo menos US$ 35, descontos em receitas e outros benefícios.
Com a inflação em alta em quatro décadas , o Walmart está flexibilizando seus preços baixos como uma vantagem competitiva . O CEO do Walmart, Doug McMillon, disse à CNBC no ano passado que a empresa usaria a inflação como uma oportunidade para conquistar clientes . No início deste mês, a empresa exibiu um novo comercial de TV que enfatizou o Walmart como o lugar para encontrar valor em um momento em que “todo dia parece ficar cada vez mais caro”. Essa estratégia é transferida para o Walmart+.
A partir de quarta-feira, os membros do Walmart+ poderão economizar até 10 centavos por galão em mais de 14.000 postos de gasolina. A varejista já ofereceu um desconto de combustível, mas dobrou a economia e aumentou os postos de gasolina elegíveis em mais de seis vezes por meio de uma parceria com a Exxon Mobil .
Outras empresas, incluindo Sam’s Club, de propriedade do Walmart, BJ’s Wholesale e Krispy Kreme , também lançaram descontos relacionados ao combustível.
A média nacional para um galão de gás normal custava US$ 4,13 na terça-feira, de acordo com a AAA. Isso representa um aumento de mais de 43% em relação ao preço da bomba do ano anterior de US$ 2,89.
Cracchiolo, que anteriormente passou quase duas décadas na American Express , disse que o Walmart decidiu expandir esse privilégio depois de analisar o uso de combustível dos membros e ouvir tanto deles quanto de possíveis membros sobre a importância desse benefício específico.
O Walmart não compartilha dados de membros publicamente, mas Cracchiolo disse que os membros são compradores mais lucrativos e frequentes do que seus clientes não assinantes. Além disso, os membros do Walmart+ gastam mais que o dobro com a empresa do que o comprador típico do Walmart, pois compram online e nas lojas.
“Sabemos que os clientes do Walmart+ são mais leais ao Walmart”, disse ele. “Eles estão nos dando uma parcela maior de sua carteira geral. Eles fazem transações conosco com mais frequência e gastam mais em média do que não membros, e esse comportamento é realmente porque desenvolvemos essa confiança e eles veem valor no programa.”
Ele acrescentou que a parte de mercearia do negócio está “no centro de como os membros compram conosco”.
No ano passado, o Walmart adicionou mais vantagens para atrair clientes. Deu aos membros os primeiros direitos sobre ofertas e acesso exclusivo a consoles de jogos cobiçados durante a temporada de férias. Também lançou um evento de vendas apenas para membros e começou a oferecer horários de entrega de alta demanda, como nas manhãs de fim de semana, apenas para membros. E, em março, lançou seis meses gratuitos de Spotify Premium para membros do Walmart +.
O Walmart também anunciou no mês passado que todos os funcionários de lojas e armazéns obteriam associação gratuita como um benefício para funcionários, permitindo que eles compartilhassem feedback e tivessem experiência pessoal ao recomendar o Walmart + aos clientes.
Scot Ciccarelli, analista de varejo da Truist Securities, disse que o Walmart, maior mercearia do país, tem uma vantagem natural sobre outras empresas com programas de associação. Ele disse que os consumidores são menos propensos a cancelar um programa em um varejista de alimentos do que, digamos, em um serviço de streaming.
Ele disse que a Amazon mostrou o poder dos serviços de assinatura e como eles impulsionam as compras, tornando-as rápidas e fáceis.
“A coisa número 1 que você obtém de um serviço de assinatura, se você conseguir que as pessoas se inscrevam, é a aderência. Você está meio preso. Você fez o investimento, você pode usar o serviço. Alguém que fazia compras comigo duas vezes por mês, agora talvez esteja comprando comigo quatro ou cinco vezes por mês”, finaliza Ciccarelli.
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Fonte: CNBC