Em meados de junho, o WhatsApp anunciou o lançamento de um serviço de pagamentos e transferências dentro de seu aplicativo. O Brasil seria o primeiro país a utilizar a ferramenta, mas o Banco Central suspendeu o serviço. Entretanto, na Índia, o WhatsApp Pay está perto de ser lançado.
Depois de quase dois anos de testes, a National Payment Corporation of India (NPCI), apoiada pelo banco central indiano, disse que o WhatsApp cumpriu todas as normas de proteção de dados e pode entrar em operação em breve. O próximo passo é receber a aprovação da Suprema Corte.
Tudo indica que o sonho de longa data da empresa de monetizar sua gigante base de 400 milhões de usuários na Índia está se aproximando da realidade. O aceno da NPCI ocorre em um momento em que a adoção dos pagamentos digitais recebeu um novo impulso. Desde a disseminação do coronavírus na Índia, plataformas de pagamento digital como Amazon Pay, Phone Pe e Paytm reportaram um forte aumento nas transações.
Leia também: WhatsApp amplia parcerias com bancos na Índia para expandir serviços nas áreas rurais
Mais uso dos bancos digitais
A incursão do WhatsApp neste espaço levará a um aumento no uso de bancos digitais, disse Chamundeshwari Gandham, gerente de projetos de serviços financeiros da GlobalData, uma empresa de análise e consultoria de dados. “O uso de soluções de pagamento móvel é alto entre os consumidores indianos, mostrando a disposição dos consumidores em se adaptar rapidamente às soluções digitais”, afirmou ele ao Quartz Índia.
Além da entrada no mercado de pagamentos digitais, o WhatsApp está firmando parcerias para oferecer serviços bancários na plataforma. Até agora, a rede social tem acordos fechados com dois dos maiores bancos privados da Índia, o ICICI e o HDFC.
Os clientes dessas instituições financeiras podem usar o WhatsApp para checar o saldo de suas contas, limite de cartão de crédito, por exemplo. Agora, o WhatsApp deve incluir serviços como microcrédito e seguros na plataforma.
Leia também: 83% dos brasileiros usam WhatsApp para comprar produtos e serviços