O WhatsApp afirmou que está em contato com o Banco Central para conseguir a aprovação como iniciador de pagamentos. Desta forma, o aplicativo poderá finalmente habilitar o WhatsApp Pay, seu sistema de transferências, suspenso pelo BC desde o ano passado.
“O WhatsApp está conversando regularmente com o Banco Central para ter a aprovação como iniciador de pagamentos para transferências entre pessoas. Também tem trabalhado para restaurar os pagamentos no WhatsApp para todos no Brasil o mais rápido possível”, disse a empresa em nota enviada ao InfoMoney.
O prestador de serviço de iniciação de pagamento (Pisp) é uma nova modalidade de instituição de pagamento do BC, criada em outubro de 2020. O prestador em questão não participa do fluxo financeiro. Uma empresa que tem o aval para operar como Pisp não teria acesso direto aos volumes financeiros transacionados e seria apenas uma interlocutora entre os usuários.
Portanto, caso o WhatsApp fosse um iniciador de pagamentos, o app conseguiria atuar sem interferir em questões como concentração de mercado, privacidade, transparência e segurança – motivos que levaram o BC a suspender a operação do novo recurso do aplicativo, em junho de 2020. Já os usuários poderiam iniciar uma transferência ou pagamento pelo aplicativo de mensagens.
Leia também: WhatsApp Pay: revolução ou confusão?
Fonte: InfoMoney