Logo E-Commerce Brasil

WhatsApp segue na liderança, mas uso de Telegram e Signal sobe no Brasil

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

O WhatsApp registrou queda no registro de usuários diários: em seis meses o percentual caiu de 95% para 86%. Mesmo assim, o aplicativo continua instalado em 98% dos smartphones brasileiros. Os dados fazem parte da pesquisa Panorama de Mensageria, realizada em janeiro pelo Mobile Time e pela Opinion Box, com patrocínio da Infobip.

“O WhatsApp mostra seu potencial como serviço de mensagens instantâneas, mas a busca cada vez maior de privacidade entre os usuários está abrindo espaço para que novos serviços ganhem notoriedade”, comenta Caio Borges, diretor de vendas da Infobip.

Segundo o levantamento, o Telegram aumentou em dez pontos percentuais a quantidade de usuários: subiu para uma presença de 45% nos smartphones brasileiros. Mesmo assim, seu engajamento ainda é baixo, uma vez que apenas 46% das pessoas abrem o aplicativo com frequência.

Mais um na disputa com WhatsApp

Com a chegada do Signal, aplicativo com foco na privacidade de dados, a disputa deve ficar mais acirrada. A novidade avançou nos últimos seis meses e chegou à marca de 12% de presença nos smartphones nacionais. Porém, assim como o Telegram, tem um baixo engajamento, pois 38% dos usuários afirmam que nunca acessaram o aplicativo, e apenas 29% abrem-no todos os dias, segundo os dados.

“A pesquisa traz dados interessantes para o setor de mensageria, porque mostra como serviços além do WhatsApp vêm ganhando força. A tendência é de que eles continuem crescendo, à medida que as necessidades de manter seus dados seguros e ter variedade na hora de se comunicar tornam-se indispensáveis para os usuários”, acrescenta Borges.

Mesmo assim, quando se fala em ligações telefônicas, o Whatsapp segue sendo o meio preferido entre seus usuários, quando comparado aos planos de minutos das operadoras móveis. Ele é também o app preferido para conversar com marcas e empresas. Na pesquisa 76% se comunicam com marcas e empresas através do WhatsApp, a maioria (76%) para tirar dúvidas ou pedir informações.

A pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre Mensageria Móvel no Brasil foi realizada entre 20 e 27 de janeiro, com 2.026 entrevistados e margem de erro de 2,2 pontos percentuais. O estudo pode ser baixado gratuitamente em www.panoramamobile.com.br.

Leia também: WhatsApp conversa com BC para aprovação do sistema de pagamento