O YouTube anunciou hoje que pela primeira vez transmitirá programas de TV gratuitos e suportados por anúncios – um movimento que o coloca em concorrência mais direta com o crescente número de serviços de streaming gratuitos no mercado, incluindo Tubi, Pluto TV, The Roku Channel, IMDb TV, Xumo, Plex e Pavão da NBCU.
A empresa disse que inicialmente oferecerá a seus usuários norte-americanos acesso a mais de quatro mil episódios de TV gratuitos de programas, como Hell’s Kitchen. O plano é adicionar à sua coleção de streaming gratuito até mais 100 títulos a cada semana, incluindo programas e filmes.
Os programas estarão disponíveis para usuários dos EUA a partir desta quarta-feira (23) em desktops, dispositivos móveis e aplicativos integrados às TVs. A lista completa de programas está em YouTube.com/freeshows.
O YouTube já abriga uma série de filmes gratuitos suportados por anúncios , então o lançamento de hoje da TV gratuita é mais uma expansão de seus esforços de streaming gratuitos existentes, em vez de algo totalmente novo para a empresa.
Atualmente, o YouTube hospeda mais de 1,5 mil filmes de empresas como Disney Media & Entertainment Distribution, Warner Bros, Paramount Pictures, Lionsgate, FilmRise e outras. Este mês, por exemplo, são adicionados novos filmes como Gone in Sixty Seconds, Noiva em Fuga e Legalmente Loira etc.
Mas a indústria de streaming mais ampla – incluindo suporte a anúncios e baseada em assinatura – tende a gravitar em torno da TV em vez de filmes. Novos projetos originais que provavelmente teriam sido filmes, ou pelo menos minisséries, em épocas anteriores, geralmente são lançados como programas compulsivos. Os fabricantes de plataformas também gostam dessa tendência, pois significa que os usuários estão registrando mais horas assistindo conteúdo em seus serviços. O talento e o dinheiro seguiram-se há muito tempo, com as séries de TV ganhando tanto a atenção da crítica quanto a aclamação que muitas vezes só eram concedidas aos filmes de Hollywood nos anos anteriores.
Enquanto isso, o YouTube tem uma pegada significativa de TV conectada nos EUA, se não TV gratuita. Os dados da Nielsen indicam que o YouTube alcançou mais de 135 milhões de pessoas em TVs conectadas nos EUA em dezembro de 2021. Mas quando os usuários pesquisavam programas de TV no YouTube, eles os direcionavam para alugar ou comprar os títulos em questão – streaming gratuito não era uma opção.
O YouTube diz que agora apresentará nova navegação e arte de banner imersiva que ajudará os usuários a escolher como querem assistir – seja por aluguel ou compra, como antes, ou gratuitamente com anúncios, quando disponíveis. Enquanto isso, os intervalos comerciais variam em frequência de acordo com os espectadores e o contexto em que estão assistindo aos programas, diz o YouTube. A maioria dos anúncios é vendida por meio do programa YouTube Select.
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Fonte: Tech Crunch