A entrega de comida, ou delivery, é aplicada na maioria dos estabelecimentos e que, mais do que consolidada, está perpetrada no cotidiano do consumidor. Por outro lado, a logística rápida e específica de bebidas passou a ter outro exemplo a ser seguido a partir da chegada do Zé Delivery.
Desenvolvido como um projeto de trainees da Ambev em 2015, a Big Tech voltada à entrega rápida — e específica — de bebidas alcançou um novo patamar a partir da pandemia da covid-19. Ficar em casa neste período gerou a demanda necessária para a empresa fixar-se no mercado.
A partir disso, o estabelecimento da proposta de valor manteve o Zé Delivery em destaque com três objetivos: entregar bebidas geladas, de forma rápida e com preço acessível.
“O nascimento do Zé Delivery tocou nas principais dores dos consumidores. Até o momento, em sete anos de existência, nos guiamos em uma jornada simples e facilitada e com quatro pilares: consumidores, entregadores, sellers (varejo) e indústria. O último, ao ser integrado ao modelo de atuação, faz diferença em toda cadeia”, explica Rodolfo Chung, ex-VP de D2C da Ambev e ex-CEO do Zé Delivery.
Além disso, a estratégia da companhia se baseia em quatro momentos: gerar experiências, ter ecossistema forte, aplicar multicanalidade e continuar como agilizar de momentos.
Durante apresentação no Grocery&Drinks 2023, o executivo citou a indústria como o que diferencia o ecossistema do Zé Delivery de concorrentes. Isso porque a companhia atua como facilitador entre indústria e varejo, gerando um grau satisfatório de resultados para todos os lados.
A marca
O serviço do Zé Delivery ganha atualizações recorrentes e alcançou níveis positivos, segundo Chung, na relação com os clientes. Mais do que isso, a austeridade gerada por ter a Ambev como empresa-mãe têm ajudado a focar no estabelecimento da marca.
“Temos verdadeiros fãs em nossa base de clientes. É pensando nisso que ampliamos nossa característica de ‘agilizador do rolê’, mantendo a logística rápida na coleta e distribuição dos produtos”, afirma.
Em ações recentes de Marketing, a empresa ampliou a base de usuários com a Copa do Mundo Fifa 2022 e, recentemente, no Big Brother Brasil 2023.
Atualmente, o Zé Delivery conta com 94 marcas parceiras, além de 4,1 milhões de usuários cadastrados.