Phygital: esse é um termo que está em alta no mundo dos negóciose que ganhou ainda mais relevância em meio à reabertura das lojas físicas. Afinal de contas, nesse contexto, negócios virtuais e presenciais viram a necessidade de unir esforços para continuar faturando.
No entanto, para ter sucesso, não basta abrir uma loja física e outra virtual. Amarrar tudo com a comunicação omnichannel, investir em tecnologias e até abrir espaços para reviews são estratégias importantes para atrair a atenção do consumidor e converter vendas.
Quer entender melhor sobre o assunto e aprender a usar a estratégia para impulsionar o seu e-commerce? Então, confira o artigo que preparamos com dicas valiosas para preparar a sua empresa para o futuro.
O que é phygital?
No sentido literal da palavra, phygital é a junção de dois termos em inglês: phyisical e digital (físico e digital). Aliás, é comum ver por aí o termo figital, que é uma versão aportuguesada do termo.
Na prática, o conceito está ligado à integração de negócios físicos e digitais. O objetivo é proporcionar aos consumidores experiências híbridas e bem mais completas, sabe?
Esse fenômeno é percebido desde o início da era digital na década de 90. Contudo, o conceito ganhou força no período da pandemia, quando o e-commerce cresceu de forma significativa.
Sendo assim, para não perder terreno com a reabertura das lojas físicas, a união dos mundos físico e digital tornou-se realidade.
Qual é a diferença entre phygital e omnichannel?
O omnichannel é uma tendência de transformação digital que também tem a integração como um dos pontos-chave. Mas olha, apesar de complementares, os conceitos são diferentes.
O omnichannel é uma estratégia de alinhamento, centralização e unificação de todos os canais de comunicação e vendas da empresa.
Por exemplo: o consumidor pode entrar em contato com a marca por uma rede social e continuar a jornada pelo chat se assim preferir. Isto é, toda a comunicação é coesa, e o consumidor não sente diferença ao transitar de um canal para o outro.
Já o phygital é a união perfeita entre os mundos físico e digital. Assim, o consumidor pode comprar no site e retirar na loja, utilizar totens de autoatendimento para fazer pedidos em lanchonetes de fast food e até experimentar produtos em casa por meio da realidade aumentada. A estratégia omnichannel entra nesse contexto para permitir essa integração, entende?
Qual é a importância da estratégia para o sucesso da marca?
O phygital é o futuro do varejo. Então, quem não se adaptar para acompanhar a tendência pode perder fatias de mercado para a concorrência ou até fechar as portas.
Sendo assim, promover essa integração não é apenas de um diferencial competitivo, mas uma questão de sobrevivência. Veja só quais são os principais benefícios da estratégia:
- coletar e analisar dados sobre os consumidores;
- identificar tendências de consumo;
- melhorar o atendimento ao cliente;
- personalizar a jornada de compra do consumidor;
- promover trocas de informações entre online e offline para ter uma visão macro do negócio;
- otimizar processos internos;
- aumentar vendas e faturamento;
- fidelizar.
Como aplicar a estratégia no e-commerce?
Em primeiro lugar, é bom deixar claro que o comércio físico não é concorrente do e-commerce, nem vice-versa. Na verdade, já faz um tempo que a jornada do consumidor é híbrida.
Por exemplo: antes de fazer uma compra online ou em lojas físicas, nós fazemos inúmeras pesquisas na internet para escolher o produto certo, não é mesmo? Muitas vezes, o processo ainda inclui visitas às lojas físicas, comparações de preços online, verificação das redes sociais da marca e por aí vai. Percebeu como a combinação entre interações físicas e presenciais não é novidade?
Pois bem, isso é phygital. Aliás, com uma estratégia bem amarrada, é possível impactar o consumidor em todas as etapas da jornada e garantir experiências bem mais completas.
A seguir, vamos dar algumas dicas para aplicar o conceito no seu e-commerce. Olha só!
Colete reviews no e-commerce e nos PDVs
Os reviews são relatos de consumidores comuns a respeito da experiência que tiveram com produtos ou serviços de determinada marca. Essas informações são úteis para auxiliar outros clientes em suas jornadas de compra.
E o melhor: as avaliações são importantes para garantir um bom ranqueamento da página nos resultados de buscas orgânicas do Google. Daí, quando um consumidor procurar informações de determinado produto no buscador, por exemplo, ele poderá encontrar a página da sua loja. Esse é um indício importante de confiança e contribui para as conversões.
Mas o mais interessante mesmo é que os reviews também são phygitais, pois é possível coletar opiniões tanto de consumidores que tiveram experiências virtuais quanto presenciais. As notas coletadas na loja física são espelhadas no e-commerce e ajudam os consumidores a entender a qualidade dos serviços prestados pela empresa.
Invista em tecnologias phygitais
Pensa bem: como o consumidor poderia simular a pintura da parede da sala sem aplicativos de realidade aumentada? Como personalizar as experiências dos consumidores sem ferramentas para coleta e interpretação de dados? Como oferecer um atendimento automatizado por meio de chatbots sem inteligência artificial?
Difícil, não é mesmo? O fato é que, para unir de forma perfeita os mundos físico e digital, é necessário investir em recursos tecnológicos, como:
- CRM;
- ERP;
- redes sociais;
- aplicativos e QR codes;
- IoT (Internet of Things);
- wearables;
- realidade aumentada;
- reconhecimento facial;
- inteligência artificial;
- ferramentas de automação de marketing;
- rede de dados 5G.
Mas olha, você não precisa de todos esses recursos de uma vez, viu? Na verdade, o ideal é fazer um estudo de mercado para identificar as tendências e as preferências do seu público. Dessa forma, é possível criar estratégias mais alinhadas com as expectativas do seu cliente.
Em resumo: um negócio phygital é aquele que atua no ambiente físico e digital de maneira integrada. Dessa forma, o consumidor pode transitar entre o online e offline para ter jornadas de compra híbridas e mais agradáveis.
No entanto, lembre-se de que uma boa estratégia omnichannel é fundamental para tornar isso possível, viu? Além do mais, os reviews merecem uma atenção especial porque melhoram a experiência do cliente e podem ser usados para avaliar serviços virtuais e presenciais.
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