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3 formas de usar dados para tornar sua loja mais competitiva no e-commerce

Por: Dyessica Abadi

Jornalista na WebGlobal

Jornalista Especialista em Conteúdo e Análise de Dados na WebGlobal. Crio conteúdo com base em dados para ajudar você a tomar decisões inteligentes para sua marca ou e-commerce. Premiada no 1º Prêmio Fapesc de Jornalismo em CTI – Ciência, Tecnologia e Inovação (2021).

O Fórum E-Commerce Brasil 2024 trouxe discussões sobre o uso estratégico de
dados
para inteligência de negócios, especialmente no varejo. Timing é tudo no
e-commerce e lojistas que conseguem se adaptar rapidamente às mudança
colocam-se à frente no mercado.

Afinal, estamos falando de um ambiente volátil no qual as tendências mudam em um
piscar de olhos. À medida que o comércio digital se torna mais dinâmico, a análise
de dados precisos e atualizados faz-se indispensável para lojas que desejam
melhorar sua competitividade.

Neste artigo, você entende como a combinação entre inteligência de negócios e
análise de dados do e-commerce pode gerar insights acionáveis para a rotina da
sua loja — tanto em ações diárias quanto para decisões estratégicas.

Saiba como usar sistemas de dados na sua loja

A principal vantagem da análise de dados do e-commerce é oferecer uma base sólida de informações para fabricantes e varejistas.

Sistemas de monitoramento, como o WebPrice ajudam na tarefa de coletar, organizar e
transformar dados brutos em informações refinadas — de forma totalmente automatizada e 24 horas por dia.

Assim, líderes, gestores e equipes dos mais variados setores têm acesso a
informações precisas e atualizadas. A seguir, você confere exemplos de insights
acionáveis
para empresas que têm loja no digital:

Inteligência de Preços

A precificação é um dos pilares mais importantes para qualquer varejista. No online,
além do preço, é necessário saber quando é o momento certo para fazer ajustes
nas ofertas. O monitoramento contínuo permite:

Posicionar suas ofertas de forma competitiva

Ao monitorar constantemente os preços praticados pela sua concorrência, você
entende como seus produtos estão alinhados com o mercado. O ajuste adequado
pode otimizar sua competitividade, garantindo que os clientes vejam valor nas suas
ofertas, sem comprometer suas margens de lucro.

Identificar descontos ou promoções

A flutuação brusca de preço pode indicar campanhas especiais de vendas. Com
essa informação, é possível planejar campanhas mais estratégicas, tanto para
competir diretamente com promoções de outras lojas, quanto para criar
oportunidades e oferecer ofertas exclusivas para os consumidores.

Analisar segmentação por faixas de preço

Verificar as faixas de preços praticadas pela concorrência ajuda a identificar
segmentos de mercado não atendidos. Isso abre oportunidade para, por exemplo,
posicionar algum produto como premium, dependendo do objetivo da loja, ou então
expandir o portfólio de produtos conforme as oportunidades identificadas.

Melhorar negociações com fornecedores

Ofertas com valores significativamente mais baixos na concorrência podem indicar
melhores condições comerciais com fornecedores. Com essa informação, o lojista
pode buscar novos contratos comerciais, negociar acordos prévios e solicitar
descontos e/ou melhores condições de pagamento.

Análise de mix de produtos

O monitoramento de e-commerce também gera insights valiosos relacionados ao
seu portfólio de produtos. Para manter sua relevância e competitividade dentro do
seu segmento, o lojista pode:

Identificar oportunidades de expansão de portfólio

Existe alguma marca ou categoria de produto que está ausente ou
sub-representada no seu portfólio? O lojista pode monitorar como a concorrência
trabalha com esses produtos para analisar oportunidades de expansão e parcerias
estratégicas com as marcas.

Mapear produtos concorrentes diretos ou substitutos

A análise do mix de produtos também ajuda a identificar quais itens dos
concorrentes são diretamente comparáveis aos produtos da sua própria loja ou
quais podem ser considerados substitutos. Isso não só permite ajustar o
posicionamento de preços, mas também auxilia no desenvolvimento de campanhas
de marketing mais eficientes.

Verificar indisponibilidade de produtos concorrentes

Ao monitorar seu concorrente, é possível identificar lacunas temporárias na
disponibilidade de ofertas de produtos. Essas lacunas podem indicar problemas com
estoque e representam oportunidades para oferecer produtos equivalentes ou
similares, garantindo que sua loja esteja sempre pronta para atender a demanda.

Monitorar produtos exclusivos ou de edição limitada

Concorrentes que oferecem produtos exclusivos ou de edição limitada podem atrair
mais tráfego e vendas. O lojista que consegue negociar com fornecedores para
obter esses produtos, semelhantes ou variantes diferenciadas também pode
capturar uma fatia significativa do mercado.

Entender a sazonalidade e o ciclo de vida de produtos

Quais ofertas são adicionadas ou removidas em determinadas épocas do ano?
Monitorar o comportamento dos concorrentes em relação à sazonalidade pode
fornecer percepções sobre como ajustar seu próprio mix de produtos ao longo do
ano. A introdução de coleções sazonais ou a manutenção de itens perenes ajudam
a equilibrar a oferta e garantir um portfólio atrativo em todas as épocas.

Identificar marcas e produtos populares

A quantidade de ofertas e presença de determinadas marcas ou produtos no
segmento pode indicar tendências de mercado e preferências dos consumidores.
Garantir que seu portfólio tenha produtos em alta ou de marcas populares possibilita
capturar uma demanda crescente e gerar mais tráfego para sua loja.

Mapear a penetração de marcas emergentes

O monitoramento contínuo permite identificar novas marcas que estão ganhando
espaço e atendendo a novas demandas ou nichos de mercado. Ao acompanhar
ofertas de concorrentes, é possível descobrir a necessidade (ou não) de investir em
produtos desses fabricantes.

Análise de concorrência

Embora a inteligência de preços e análise de mix de produto trate, também, de
monitoramento de concorrência, existem insights que ultrapassam essas duas
vertentes. Algumas das inferências que o lojista pode obter a partir da análise de
concorrentes são:

Analisar preços e prazos de frete de concorrentes

O custo de frete é um fator decisivo na hora da compra para muitos consumidores.
Monitorar o valor cobrado pelos concorrentes por essa taxa permite ajustar suas
próprias políticas de frete, oferecendo condições mais atrativas para os clientes no
preço composto.

Verificar título, descrição e palavras-chave de ofertas

A partir da análise do título e descrição de ofertas, é possível mapear palavras-chave e otimizar suas próprias ofertas para aparecerem em posições mais favoráveis nos motores de busca. Isso pode melhorar significativamente a visibilidade da sua loja em marketplaces.

Identificar capilaridade de marcas no e-commerce

Monitorar a presença das marcas no e-commerce e a posição da sua loja em relação aos concorrentes ajuda a ajustar o portfólio e intensificar as estratégias de produtos com alto potencial de vendas. Isso garante que a sua loja esteja sempre bem posicionada nas categorias que considera mais importante.

Monitorar novas lojas concorrentes

A identificação de novos players no mercado permite ajustar rapidamente suas
estratégias para lidar com concorrentes emergentes, especialmente aqueles que
estão adotando políticas de preços agressivas ou inovando na experiência de
compra online do cliente.

Monitore o e-commerce 24 horas por dia com dados confiáveis

Existem sistemas de monitoramento e inteligência de negócios que reúnem dados precisos e atualizados do e-commerce de forma simples em um dashboard atualizado em tempo real. Se timing é importante para o varejo, logo, saber quando exatamente aplicar essas estratégias é fundamental. O WebPrice ajuda na tarefa de coletar, organizar e transformar dados brutos em insights acionáveis — de forma totalmente automatizada e 24 horas por dia.

São processadas mais de 135 milhões de ofertas diariamente para varejistas de todo o mundo, permitindo que empresas ajam rapidamente e mantenham-se competitivas. Descubra o poder dos dados e transforme sua loja em um case de sucesso no varejo digital.