O Fórum E-Commerce Brasil 2024 trouxe discussões sobre o uso estratégico de dados para inteligência de negócios, especialmente no varejo. Timing é tudo no e-commerce e lojistas que conseguem se adaptar rapidamente às mudança colocam-se à frente no mercado.
Afinal, estamos falando de um ambiente volátil no qual as tendências mudam em um piscar de olhos. À medida que o comércio digital se torna mais dinâmico, a análise de dados precisos e atualizados faz-se indispensável para lojas que desejam melhorar sua competitividade.
Neste artigo, você entende como a combinação entre inteligência de negócios e análise de dados do e-commerce pode gerar insights acionáveis para a rotina da sua loja — tanto em ações diárias quanto para decisões estratégicas.
Saiba como usar sistemas de dados na sua loja
A principal vantagem da análise de dados do e-commerce é oferecer uma base sólida de informações para fabricantes e varejistas.
Sistemas de monitoramento, como o WebPrice ajudam na tarefa de coletar, organizar e transformar dados brutos em informações refinadas — de forma totalmente automatizada e 24 horas por dia.
Assim, líderes, gestores e equipes dos mais variados setores têm acesso a informações precisas e atualizadas. A seguir, você confere exemplos de insights acionáveis para empresas que têm loja no digital:
Inteligência de Preços
A precificação é um dos pilares mais importantes para qualquer varejista. No online, além do preço, é necessário saber quando é o momento certo para fazer ajustes nas ofertas. O monitoramento contínuo permite:
Posicionar suas ofertas de forma competitiva
Ao monitorar constantemente os preços praticados pela sua concorrência, você entende como seus produtos estão alinhados com o mercado. O ajuste adequado pode otimizar sua competitividade, garantindo que os clientes vejam valor nas suas ofertas, sem comprometer suas margens de lucro.
Identificar descontos ou promoções
A flutuação brusca de preço pode indicar campanhas especiais de vendas. Com essa informação, é possível planejar campanhas mais estratégicas, tanto para competir diretamente com promoções de outras lojas, quanto para criar oportunidades e oferecer ofertas exclusivas para os consumidores.
Analisar segmentação por faixas de preço
Verificar as faixas de preços praticadas pela concorrência ajuda a identificar segmentos de mercado não atendidos. Isso abre oportunidade para, por exemplo, posicionar algum produto como premium, dependendo do objetivo da loja, ou então expandir o portfólio de produtos conforme as oportunidades identificadas.
Melhorar negociações com fornecedores
Ofertas com valores significativamente mais baixos na concorrência podem indicar melhores condições comerciais com fornecedores. Com essa informação, o lojista pode buscar novos contratos comerciais, negociar acordos prévios e solicitar descontos e/ou melhores condições de pagamento.
Análise de mix de produtos
O monitoramento de e-commerce também gera insights valiosos relacionados ao seu portfólio de produtos. Para manter sua relevância e competitividade dentro do seu segmento, o lojista pode:
Identificar oportunidades de expansão de portfólio
Existe alguma marca ou categoria de produto que está ausente ou sub-representada no seu portfólio? O lojista pode monitorar como a concorrência trabalha com esses produtos para analisar oportunidades de expansão e parcerias estratégicas com as marcas.
Mapear produtos concorrentes diretos ou substitutos
A análise do mix de produtos também ajuda a identificar quais itens dos concorrentes são diretamente comparáveis aos produtos da sua própria loja ou quais podem ser considerados substitutos. Isso não só permite ajustar o posicionamento de preços, mas também auxilia no desenvolvimento de campanhas de marketing mais eficientes.
Verificar indisponibilidade de produtos concorrentes
Ao monitorar seu concorrente, é possível identificar lacunas temporárias na disponibilidade de ofertas de produtos. Essas lacunas podem indicar problemas com estoque e representam oportunidades para oferecer produtos equivalentes ou similares, garantindo que sua loja esteja sempre pronta para atender a demanda.
Monitorar produtos exclusivos ou de edição limitada
Concorrentes que oferecem produtos exclusivos ou de edição limitada podem atrair mais tráfego e vendas. O lojista que consegue negociar com fornecedores para obter esses produtos, semelhantes ou variantes diferenciadas também pode capturar uma fatia significativa do mercado.
Entender a sazonalidade e o ciclo de vida de produtos
Quais ofertas são adicionadas ou removidas em determinadas épocas do ano? Monitorar o comportamento dos concorrentes em relação à sazonalidade pode fornecer percepções sobre como ajustar seu próprio mix de produtos ao longo do ano. A introdução de coleções sazonais ou a manutenção de itens perenes ajudam a equilibrar a oferta e garantir um portfólio atrativo em todas as épocas.
Identificar marcas e produtos populares
A quantidade de ofertas e presença de determinadas marcas ou produtos no segmento pode indicar tendências de mercado e preferências dos consumidores. Garantir que seu portfólio tenha produtos em alta ou de marcas populares possibilita capturar uma demanda crescente e gerar mais tráfego para sua loja.
Mapear a penetração de marcas emergentes
O monitoramento contínuo permite identificar novas marcas que estão ganhando espaço e atendendo a novas demandas ou nichos de mercado. Ao acompanhar ofertas de concorrentes, é possível descobrir a necessidade (ou não) de investir em produtos desses fabricantes.
Análise de concorrência
Embora a inteligência de preços e análise de mix de produto trate, também, de monitoramento de concorrência, existem insights que ultrapassam essas duas vertentes. Algumas das inferências que o lojista pode obter a partir da análise de concorrentes são:
Analisar preços e prazos de frete de concorrentes
O custo de frete é um fator decisivo na hora da compra para muitos consumidores. Monitorar o valor cobrado pelos concorrentes por essa taxa permite ajustar suas próprias políticas de frete, oferecendo condições mais atrativas para os clientes no preço composto.
Verificar título, descrição e palavras-chave de ofertas
A partir da análise do título e descrição de ofertas, é possível mapear palavras-chave e otimizar suas próprias ofertas para aparecerem em posições mais favoráveis nos motores de busca. Isso pode melhorar significativamente a visibilidade da sua loja em marketplaces.
Identificar capilaridade de marcas no e-commerce
Monitorar a presença das marcas no e-commerce e a posição da sua loja em relação aos concorrentes ajuda a ajustar o portfólio e intensificar as estratégias de produtos com alto potencial de vendas. Isso garante que a sua loja esteja sempre bem posicionada nas categorias que considera mais importante.
Monitorar novas lojas concorrentes
A identificação de novos players no mercado permite ajustar rapidamente suas estratégias para lidar com concorrentes emergentes, especialmente aqueles que estão adotando políticas de preços agressivas ou inovando na experiência de compra online do cliente.
Monitore o e-commerce 24 horas por dia com dados confiáveis
Existem sistemas de monitoramento e inteligência de negócios que reúnem dados precisos e atualizados do e-commerce de forma simples em um dashboard atualizado em tempo real. Se timing é importante para o varejo, logo, saber quando exatamente aplicar essas estratégias é fundamental. O WebPrice ajuda na tarefa de coletar, organizar e transformar dados brutos em insights acionáveis — de forma totalmente automatizada e 24 horas por dia.
São processadas mais de 135 milhões de ofertas diariamente para varejistas de todo o mundo, permitindo que empresas ajam rapidamente e mantenham-se competitivas. Descubra o poder dos dados e transforme sua loja em um case de sucesso no varejo digital.