Realizar mudanças no seu site pode ser uma tarefa assustadora.
Você pode chegar a investir milhares de dólares para redesenhar o seu site e, no fim das contas, resultar em poucas melhorias.
O que acontece se o tráfego cair? Ou, pior, se o seu tráfego atual não gerar mais conversões?
Esses medos são justificáveis. Mas a verdade é que: se você deseja realizar grandes progressos nos seus negócios, então a otimização de taxas de conversão (Conversion Rate Optimization – CRO) é uma das formas mais rápidas e fáceis de ter um crescimento significativo.
Pode ser tentadora a ideia de redesenhar o seu site, pensando que isso vai, como num passe de mágica, resolver os seus problemas de taxa de conversão. Afinal, quem não quer um site repaginado e novo em folha?
Mas, antes que você faça isso, primeiro dê uma olhada nas rápidas melhorias que podem ser feitas no CRO. As chances são de que o seu site possua muitos pequenos problemas de taxa de conversão que, quando forem consertados, produzirão grandes resultados.
Para identificar esses problemas é necessário um olhar treinado, é preciso saber onde procurar pelos defeitos. Ao encontrar os sinais mais óbvios de problemas na taxa de conversão, você pode começar a enfrentá-los um a um para reajustar o seu CRO.
Na minha carreira de consultor de marketing digital, eu já me deparei com centenas de problemas de CRO, mas alguns poucos costumam aparecer com mais frequência.
- Muitos campos no formulário
Você então teve o trabalho de criar uma página de destino, gerar tráfego e direcioná-lo para ela. Porém, esse tráfego não está gerando conversões. Por quê?
Uma formulário de inscrição com muitos campos para preencher é um sintoma comum de baixas taxas de conversão.
Como consertar esse problema?
É fácil: facilite o preenchimento do formulário ao utilizar menos campos de preenchimento.
Comece por se livrar daqueles campos desnecessários. Pense como um visitante e pergunte para si mesmo: isso é realmente necessário? É tão importante assim ter o CEP deles, o cartão de crédito e saber o seu autor preferido na infância? Ou talvez apenas o e-mail e o número de telefone sejam suficientes?
Reduzir o número de campos no formulário sempre aumenta as conversões? Não necessariamente, como é apontado pelo Peep Laja.
Mesmo assim, como muitos casos de estudo tem mostrado, menos é mais quando se trata da quantidade de campos em um formulário.
- Todos os botões são parecidos!
O vermelho converte mais!
Chamadas para ação amarelas aumentam as conversões!
Cores azuis despertam confiança!
Os especialistas talvez discordem sobre qual seja a cor ideal para botões de conversão, mas a verdade é, cores diferentes funcionam para páginas de destino diferentes.
No entanto, há uma coisa com a qual todos podem concordar: para gerar conversões no seu tráfego, as cores dos botões precisam ter algum contraste com o resto da página de destino. Se não for assim, os visitantes vão ignorar o botão sem pensar das vezes.
Vamos dar uma olhada num conhecido estudo de caso de taxa de conversão duma empresa chamada Performable (que agora faz parte do Hubspot). A cor geral do tema do site da Performable era verde claro, com uma logomarca verde.
Quando eles alteraram o botão de verde para vermelho, as conversões aumentaram 32,5%.
O que importa não é tanto a cor do botão, mas que cor se destaca mais na página de destino. É fácil se precipitar na conclusão de que “vermelho é a melhor cor!”
Mas uma análise mais detida nos mostra que a característica que faz a diferença aqui é o contraste. Essa é a razão pela qual as conversões aumentaram com a mudança de cores.
Para implementar isso no seu próprio site, escolha algumas cores que não aparecem em nenhum outro lugar na página, e então faça um teste A/B em cada uma delas até você encontrar a que seja melhor.
- Onde eu vi essa foto antes?
Não há nada que espante novos visitantes mais rapidamente do que fotos de mal gosto tiradas de algum banco de imagens.
Vou te contar uma novidade: as pessoas passam uma imensa parte do seu dia online. Há uma boa chance de que elas já tenham visto, pelo menos uma vez, todas as fotos dos bancos de imagens que circulam há décadas na internet.
Como isso afeta as suas conversões? Utilizar fotos de bancos de imagens prejudica a sua taxa de conversão porque isso demonstra uma falta de originalidade e empatia.
Se você não tem um mínimo de preocupação, nem para tirar uma foto (ou, ao menos, para pagar por uma boa foto) para a sua marca, por que você esperaria que um visitante tenha confiança em você para te entregar suas informações de contato?
Nesse estudo de caso de CRO feito pelo Visual Website Optimizer, a mudança de uma foto de banco de imagens por algo mais personalizado aumentou as conversões em mais de 45%.
Além disso, fotos de banco de imagens são simplesmente entediantes. Elas quase não transmitem um significado real.
Com tantas imagens mais bonitas na internet hoje em dia, é fácil encontrar algo melhor do que a “Polivalente Ariane” (Ariane é uma das modelos mais famosas de bancos de imagem na internet.)
O que fazer ao invés disso:
Utilize fotografias que se comunicam com as emoções do seu público. Lembre-se, a maior parte dos consumidores acabará comprando o seu produto ou serviço baseado em necessidades emocionais.
As fotos de bancos de imagem não possuem emoção. Porém, as fotos certas podem mexer com as emoções de seus visitantes e fazer com que eles tomem uma atitude.
Uma boa regra a se seguir é essa: trate o seu tráfego da forma que você gostaria de ser tratado. Você confia em marcas que enchem o próprio site com fotos de bancos de imagem? Claro que não.
Faça com que os seus visitantes se sintam positivos, alegres e inspirados. Eles reagirão convertendo-se em leads ou clientes.
Uma dica simples para os donos de negócio que possuem um orçamento apertado:
Muitos donos de empresas pensam que “utilizar boas fotos” significa fazer uso de imagens com modelos profissionais que custam centenas ou milhares de dólares.
Isso é totalmente desnecessário.
Uma alternativa acessível é criar uma identidade para a marca. Você pode fazer isso colocando algum mascote no seu site. E isso ainda serve para construir uma confiança com o público.
Um ótimo exemplo de identidade de marca é a Moz, uma empresa de automação de marketing, e o seu adorável mascote, o Roger. Dê uma olhada nele.
Mascotes como o Roger criam uma forte identidade de marca, como a Moz com o seu público.
Lembre-se, pessoas gostam de interagir com outras pessoas, não com pixels. É hora de jogar fora todas as fotografias dos bancos de imagens e começar a criar uma página de destino para pessoas de verdade.
Você conseguirá se conectar com o seu público, e, como recompensa, eles estarão mais dispostos a converter.
Conclusão
No fim das contas, consertar problemas de taxa de conversão se resume à simplicidade: simplifique a sua mensagem, as suas fotos e faça para os seus visitantes uma chamada para a ação que seja clara e, assim, eles vão prontamente converter.
Fique de olho nesses sinais e você será capaz de resolver rapidamente problemas de CRO com uns poucos testes A/B bem simples, sem precisar de redesenhar o seu site!
Quais sinais indicadores você tem percebido no que diz respeito às suas taxas de conversão que estão em queda?