Investir em estratégias de marketing digital é essencial para diferentes nichos de negócios. Mas também é essencial contar com as ferramentas certas para mensuração de resultados das suas campanhas online. Entenda!
Uma das maiores vantagens do marketing digital é a capacidade que temos de mensurar o resultado das ações estratégicas de uma empresa. São diversas métricas que podem nos trazer informações muito úteis para o marketing, analisando acessos ao website, redes sociais e outras plataformas utilizadas na estratégia de marketing digital.
Mas, mesmo assim, mensurar corretamente os resultados de uma campanha de marketing digital é um dos maiores desafios para as empresas, e mesmo para os profissionais de marketing.
Por que mensurar os resultados da campanha online?
Mensurar os dados recolhidos pode apresentar os pontos fracos e fortes de sua campanha, os canais de venda que estão apresentando melhor performance, além do tipo de conteúdo e formatos que estão atingindo melhor o público-alvo da empresa.
Por exemplo, um website que vende seguros online pode utilizar o marketing de conteúdo para informar quais são as seguradoras mais confiáveis. Também pode dar dicas para contratar a melhor proteção, o que contribui para atrair clientes que buscam por seguros para contratarem por seu website. Em seguida, aplicar estratégias de SEO juntamente com tópicos que visam instruir e sanar as dúvidas dos usuários para tornar o texto um atrativo ao leitor.
Assim, trabalhe chamadas e introduções para o usuário clicar na ferramenta de cotação. Lembro que estratégias como essa funcionam para diferentes nichos de negócios, tanto para venda de produtos ou serviços.
E com as ferramentas certas para mensurar os resultados, é possível verificar o retorno que cada postagem está dando. Portanto, no caso do marketing de conteúdo, vale trabalhar cada vez mais nos melhores artigos e produzindo novos — seguindo as estratégias já aplicadas e que são positivas e melhorando outras.
Alterações em tempo real
Além disso, mensurar os resultados permite fazer alterações e testes em tempo real, comparando com a ação anterior. Ou seja, permite fazer alterações na campanha enquanto ela está acontecendo, sem precisar “jogar dinheiro fora” investindo em uma campanha que não está dando resultados positivos.
Antes de começar qualquer campanha é necessário planejar os canais onde ela será veiculada, o público-alvo e o tipo de conteúdo que será utilizado em cada canal (além de traçar objetivos para aquela campanha).
Durante a campanha, analise se o objetivo está sendo alcançado. Caso não tenha o retorno esperado, faça uma análise para determinar qual parte da campanha será corrigida.
Após a conclusão da campanha, é hora de analisar os resultados utilizando métricas como o ROI (Retorno sobre Investimento). Neste caso, ele analisa o retorno financeiro em comparação ao orçamento investido na campanha online. Lembro ainda que existem outras métricas, como Custo por Conversão.
Ferramentas para mensurar resultados das campanhas online
Existem diversas ferramentas para mensuração de dados e análise das campanhas além da mais famosa Google Analytics. Entre elas:
1 – Semrush
Semrush é uma plataforma completa e gerenciadora de presença online. Além de mensurar os resultados de sua campanha, conta com cerca de 40 recursos para auxiliar na rotina do marketing digital da empresa.
Possui recursos para SEO, pesquisas de tópicos para marketing de conteúdo, análise de tráfego, otimização dos gastos com campanhas online, além de agendamento de publicações e anúncios nas mais diversas redes sociais.
2 – Moz
Uma plataforma que faz análises de SEO e disponibiliza informações sobre seu site, sugerindo melhorias e buscando falhas. Conta com diversos recursos também específicos para construir um SEO mais forte em seu site e ser mais bem ranqueado nos mecanismos de busca.
Um dos recursos mais interessantes é o de monitorar as menções de sua marca ou produto pela internet, ou assuntos relacionados a ele. Trata-se de um recurso importante para mensurar resultados de parcerias e colaborações.
3 – RD Station
Ferramenta considerada líder de automação de marketing digital na América Latina. Neste caso, a RD Station fornece gerenciamento completo de redes sociais e marketing digital. Conta com recursos que passam desde o planejamento até a análise de resultados, agendamento de publicações e ajuda na busca de palavras-chave pertinentes ao negócio.
A RD Station oferece relatórios completos de cada canal na rede social, com filtros que ajudam a entender melhor os dados e a analisar qual campanha está dando resultados positivos. Você pode personalizar os relatórios, incluindo as métricas que mais interessam.
4 – Ad Servers
Ferramenta para mensurar os anúncios de tráfego pago realizados nas redes sociais ou no Google. Lembro que a Ad Servers gera relatórios detalhados dos resultados das campanhas, verificando qual obteve mais acessos, mais conversão, entre outros.
Agora que você já conhece algumas opções entre as ferramentas para mensuração de resultados das suas campanhas online, qual será o passo seguinte?