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6 estratégias para se destacar nos marketplaces

Por: Gustavo Perina

Especialista em e-commerce com mais de 20 anos de experiência no mercado digital. Criou a Webstore em 2009, uma das pioneiras do mercado de plataforma de e-commerce, com intuito de levar às pequenas e médias empresas de varejo uma tecnologia de ponta com custo acessível. Através de sua plataforma, ajudou a criar mais de 100 mil lojas virtuais de todos os tamanhos e segmentos.

Como se destacar no mercado é questão de muitos gestores que trabalham em plataformas que agrupam diversos provedores. Os “Internet malls”, como eram chamados os marketplaces, reúnem diversos vendedores que comercializam diferentes produtos e serviços, valendo-se da estrutura e credibilidade de uma marca.

Apesar de todas as oportunidades que o lojista encontra, é preciso superar a competitividade — e não existe uma fórmula secreta para isso. Entretanto, há uma forma que permite à loja se posicionar, criar um diferencial de mercado e gerar mais vendas. Continue lendo a postagem e aprenda mais sobre o assunto e se destaque!

Aumento das vendas no marketplace

O mercado de marketplaces no Brasil está em constante crescimento e é uma excelente estratégia para quem busca fazer negócios pela Internet.

Somente no primeiro semestre de 2020, foram realizadas mais de R$ 30 bilhões em vendas nos chamados shopping centers virtuais, um aumento de 56% em relação ao ano anterior.

Pode-se dizer que a pandemia teve um papel importante nessa alavancagem, já que o aumento das vendas online representou uma das maiores mudanças de hábitos dos brasileiros no ano passado.

No ano passado a empresa faturou R$ 500 milhões, 80 deles provenientes de conversões nas principais praças brasileiras: Mercado Livre, B2W, Magalu, Amazon, Via Varejo e Carrefour. Ao longo do próximo ano, a loja pretende expandir sua atuação para mais quatro mercados.

Para o lojista, vender em marketplace é uma ótima opção. Além disso, para os empreendedores que buscam vender seus produtos online ou montar sua loja virtual o marketplace abre esse leque.

A importância de escolher o marketplace certo

Especialmente porque existem vários mercados para escolher, este momento de decisão é crucial. Lembre-se de que esta primeira etapa é crítica para o sucesso da parceria.

O ideal é escolher um marketplace que seja realmente focado no tipo de produto ou serviço que você oferece, já que os usuários dos marketplaces procuram fornecedores confiáveis ​​que possam oferecer soluções diferenciadas.

Além disso, o marketplace certo contribui para a sua visibilidade, pense nisso como um shopping center, onde a quantidade de gente passando é muito maior do que na frente de uma única loja, não é?

Online funciona da mesma maneira. É mais fácil encontrar uma empresa em um mercado do que em seu próprio site. Principalmente quando você é jovem ou está começando a andar na rua.

Você pode escolher um mercado amplo, como um desses grandes varejistas que vendem de tudo, de eletrônicos a roupas. O registro correto é importante neste caso para que sua loja seja exibida nos menus corretos.

A outra opção é apostar em um nicho de mercado, um ambiente que reúne empresas que oferecem produtos e serviços semelhantes aos seus, para atrair um público que já sabe exatamente o que deseja.

Independentemente do que você decidir, uma verdade permanece: a probabilidade de conversões mais rápidas aumenta quando sua empresa é realmente notada.

Como se destacar nos marketplaces?

1 – Categorize seus itens de forma adequada

É importante que os produtos sejam listados de acordo com suas categorias. Isso significa que o cliente que visitar o mercado encontrará seu anúncio no mecanismo de busca da plataforma.

Os consumidores nem sempre inserem exatamente o que desejam e procuram produtos por categoria.

Com uma boa categorização, os produtos têm maior probabilidade de serem vendidos porque há mais visualizações durante a navegação do usuário (o próprio mercado passa a recomendar mais seus produtos quando o cliente clica em um produto semelhante ou complementar ao seu).

A classificação deve corresponder ao título, às suas características e às necessidades do público-alvo. Uma sugestão é seguir os padrões de mercado e, caso o produto se enquadre em mais de um grupo, adicionar tags relacionadas às categorias.

Por exemplo, uma furadeira pode ser adaptada para dispositivos eletrônicos e ferramentas domésticas. Nesses casos, é necessário adicionar mais de um.

2 – Capriche na descrição dos produtos

É por meio da descrição dos produtos que o vendedor tem a oportunidade de encantar o público e apresentar as vantagens da mercadoria.

A descrição também permite que os consumidores encontrem o anúncio ao pesquisar nos mecanismos de busca e na própria plataforma. Por isso é fundamental fazer uma descrição criteriosa, rica em informações e capaz de atrair o consumidor. Isso aumenta as chances de eles fazerem uma compra na sua loja e não na concorrência.

Uma boa descrição de produto começa no título e deve se estender por todo o texto. Idealmente, deve ser baseado em técnicas de SEO (Search Engine Optimization), com palavras-chave fortes que traduzem o produto realisticamente e claramente.

É importante também apresentar o material com que é feito o produto, suas dimensões, como utilizá-lo, vantagens, indicações e contra indicações.

Quanto mais completas forem suas descrições, mais lucro a empresa poderá atingir. Assim, você não precisa copiar a descrição do fabricante. Além de não gerar credibilidade, o anúncio não é bem-visto pelos algoritmos dos buscadores.

3 – Utilize boas imagens nos anúncios

No universo comercial virtual, a manutenção da imagem do produto não deve ser negligenciada.

Pois, assim como em uma vitrine clássica, as fotos em uma feira são o centro das atenções dos visitantes. Portanto, deve ser claro e mostrar as qualidades dos produtos.

Também é uma boa estratégia criar vídeos que mostram o funcionamento de um determinado produto e suas principais características.

Use fotos para mostrar diferentes versões de um item, como: variações de tamanhos e cores. É importante que o cliente saiba exatamente o que está comprando, para que suas dúvidas não atrapalhem o fechamento da transação.

A competição dentro de um mercado é muito grande, então as imagens para apresentar os produtos fazem uma grande diferença para se destacar entre os consumidores.

Elas precisam ser nítidas, ter boa resolução e mostrar o produto com clareza. Afinal, o cliente só terá acesso ao produto na entrega.

4 – Otimize a gestão de preços

O público procura nos marketplace com muito cuidado os melhores preços; afinal, as compras online também contam com pesquisas e informações sobre o produto e como usá-lo.

Portanto, se o preço de um produto for muito superior ao de outras lojas, o cliente preferirá a concorrência e, se for muito baixo, suspeitará que é uma fraude ou que o item é de má qualidade. O ideal é manter um equilíbrio entre a margem de lucro para não afetar seu resultado financeiro ou a concorrência de mercado.

Para auxiliar na precificação, é recomendado avaliar o preço oferecido por outros vendedores e calcular o custo e a margem de lucro. Em seguida, defina um preço competitivo. Também vale a pena melhorar o prazo de entrega e o preço do frete, pois isso vai agradar o consumidor.

5 – Cumpra todas as exigências da plataforma

Uma das formas de se destacar no mercado é seguir todas as diretrizes da plataforma, projetar os anúncios conforme os requisitos, conforme o caso, entre outras coisas, entregas pontuais.

Em geral, as plataformas não penalizam os comerciantes se eles não atenderem a um ou mais requisitos pela primeira vez. Você os orienta e pede que não repitam, a menos que haja situações mais sérias, como envio do produto. Isso pode levar a penalidades, como perda de conta.

Orienta-se que os lojistas fiquem atentos e cumpram todos os requisitos para não serem punidos e perderem a oportunidade de fazer um bom negócio.

6 – Crie uma estratégia para obter boas avaliações

Os compradores do mercado também levam as avaliações de outros consumidores em consideração. Muitas vezes, os usuários só comprarão um produto ou serviço se o vendedor for bem avaliado, por isso é importante receber elogios e uma reputação para si mesmo.

Para isso, é importante atender bem o usuário, reagir com rapidez e clareza às suas dúvidas, oferecer produtos de qualidade, prazos de entrega rápidos e preços competitivos.

Além disso, tente encorajar boas críticas através de mimos e tratamento adequado. Isso sempre dá uma boa impressão e fidelidade

Conclusão

As estratégias para se destacar dentro do marketplace são fundamentais para as empresas serem reconhecidas e indicadas como primeira opção dentro do mercado.

Ressalto ainda que ao escolher um marketplace que seja para sua área, você terá ajuda na visibilidade, fator bastante decisivo para alguns compradores.

Então preste atenção nos detalhes, pois assim seu cliente fará a opção de compra mais rapidamente e bem mais seguro!