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6 passos indispensáveis na hora de criar o planejamento anual da sua empresa

Por: Dyessica Abadi

Jornalista na WebGlobal

Jornalista Especialista em Conteúdo e Análise de Dados na WebGlobal. Crio conteúdo com base em dados para ajudar você a tomar decisões inteligentes para sua marca ou e-commerce. Premiada no 1º Prêmio Fapesc de Jornalismo em CTI – Ciência, Tecnologia e Inovação (2021).

A chegada do último trimestre indica um dos momentos mais estratégicos do ano: para muitas empresas, é hora de definir o planejamento anual de 2025. Agora, líderes e gestores devem avaliar os resultados e colocar na ponta do lápis o que deu certo ou não ao longo dos últimos meses.

Embora haja desafios, importar da China pode ser lucrativo com planejamento e dedicação.

Essa organização traz mais clareza para as decisões da empresa e alinha todas equipes em torno dos objetivos e metas de negócio. Também é uma excelente oportunidade para buscar soluções que resolvam dores de curto a longo prazo.

O que é o planejamento anual e por que é importante?

O planejamento anual é um documento no qual as empresas definem metas para o seu negócio ao longo do ano. Seu propósito é transformar objetivos, que muitas vezes ficam no campo das ideias, em ações práticas — tangibilizando a execução e a métrica de sucesso do que foi planejado.

Um grande erro na hora de criar o planejamento para seus negócios é fundamentar estratégias em “achismos” ou percepções individuais. Empresas que tomam decisões com base em dados precisos e atualizados têm uma compreensão mais ampla e segura sobre o comportamento do mercado e suas tendências futuras.

Olhar para os dados na hora de planejar traz vantagens relacionadas à organização, previsibilidade e adaptabilidade:

1. Organização estratégica: o planejamento empresarial permite mapear possíveis desafios e oportunidades de negócios. Isso garante que todos colaboradores estejam alinhados para encarar o ano seguinte com maior segurança e tranquilidade.

2. Correção de erros proativa: caso algo saia do previsto, o planejamento serve como um guia para identificar as possibilidades de como contornar o problema e encontrar a solução ideal. Isso facilita uma resposta rápida e eficaz, minimizando os impactos negativos.

3. Adaptabilidade frente aos desafios: empresas com um planejamento claro e processos bem definidos são mais ágeis para se adaptarem às mudanças do mercado. Assim, ficam à frente dos concorrentes que não possuem um plano sólido.

O ideal é que o planejamento para o próximo ano seja elaborado no último trimestre do ano atual. Isso permite uma análise preliminar do desempenho das últimas ações e ajustes para garantir melhores resultados nos próximos 12 meses.

Outro ponto importante é que, embora o planejamento seja responsabilidade de líderes e gestores, é fundamental a participação de representantes de outros setores. O envolvimento de equipes, especialmente operacionais, torna os prazos e objetivos mais realistas e sustentáveis.

A seguir, exploramos etapas essenciais para a elaboração de um planejamento empresarial efetivo.

6 passos indispensáveis na hora de planejar o ano da sua empresa

Não existe uma fórmula exata para elaborar um planejamento empresarial. O ideal é adaptar conforme a realidade de cada negócio e suas particularidades. Porém, alguns direcionais são comuns a qualquer empresa que atua no e-commerce, como os listados a seguir:

1. Analise os pontos fortes e fracos do último ano

O primeiro passo para elaborar um planejamento estratégico é olhar para os últimos 12 meses e avaliar os resultados. Seu objetivo aqui é identificar quais ações trouxeram os melhores retornos e quais não funcionaram tão bem.

Mapear os desafios, desde ações que trouxeram prejuízo até metas que não foram atingidas, é importante para evitar que os mesmos erros sejam repetidos. Essa análise deve ser feita em todos os setores da empresa, desde vendas e marketing até operações e finanças.

Lembre-se que, para ser ainda mais efetivo, é necessário avaliar o ambiente externo. Ou seja: além de analisar seus indicadores internos, você deve estar sempre de olho em todas as movimentações de mercado.

2. Pesquise sobre novos desafios e tendências

Com a análise dos resultados em mãos, é hora de olhar para o futuro. Estudar o cenário do mercado, incluindo concorrentes e tendências de consumo, é fundamental para identificar novos desafios e oportunidades.

Analisar o comportamento de concorrentes, principais canais de venda e produtos em baixa são algumas das informações que você precisa considerar. No e-commerce, por exemplo, existem soluções de inteligência de mercado que ajudam nessa tarefa, como o WebPrice.

Esse sistema de monitoramento captura, organiza e estrutura dados de mais de 135 milhões de ofertas diariamente — de forma automatizada em um dashboard atualizado em tempo real. A análise contínua ajuda a posicionar sua empresa de forma mais assertiva e a identificar novas oportunidades de crescimento.

3. Calcule seu orçamento para os próximos meses

O planejamento financeiro é um dos pilares para o sucesso do seu cronograma. Calcular receitas e despesas esperadas para os próximos 12 meses dá clareza sobre quais investimentos são possíveis e quais ações devem ser priorizadas.

Esse passo é essencial para garantir que o fluxo de caixa seja sustentável, além de facilitar a tomada de decisões. Uma visão financeira clara evita surpresas e garante que a empresa tenha recursos para investir nas áreas mais estratégicas.

4. Estabeleça objetivos estratégicos, metas mensuráveis e indicadores de desempenho

Com o orçamento definido, é hora de estabelecer os objetivos para o seu negócio alcançar em 2025. É importante que sejam claros e realistas — afinal, objetivos intangíveis apenas geram frustração e atrapalham processos.

As metas, por outro lado, são específicas e mensuráveis. Servem para transformar os objetivos amplos em ações claras e concretas, com prazos e critérios definidos para avaliar o progresso de cada setor.

Já os indicadores são as métricas utilizadas para acompanhar e avaliar o desempenho em relação às metas. Em resumo, funcionam como uma ferramenta de monitoramento para saber se a empresa está (ou não) no caminho certo.

5. Crie um cronograma com ciclos menores

Um grande erro é pensar em metas a partir de ciclos enormes de trabalho. Um cronograma com ciclos menores ajuda a tangibilizar seus objetivos, impedindo que fiquem apenas no mundo das ideias.

Essa divisão em períodos menores facilita o monitoramento e permite ajustes mais rápidos, caso necessário. Além disso, torna a avaliação de indicadores mais assertiva e garante resultados mais tangíveis.

6. Monitore seu planejamento e revise todo mês

Planejamento anual concluído? Então compartilhe um arquivo acessível para líderes e gestores. Pode ser em um documento de texto, planilha ou apresentação — o importante é ter fácil acesso para seu acompanhamento.

O próximo passo é a revisão mensal. Isso permite ajustar o curso das ações conforme surgem novos desafios ou oportunidades, garantindo que a empresa continue no caminho certo para atingir seus objetivos.

Como acompanhar o mercado de forma ágil e otimizada

Agora que você já sabe como fazer um planejamento anual para sua empresa, que tal contar com um sistema robusto para cumprir essa missão? Buscar dados e informações referentes ao seu mercado pode ser mais fácil com a solução certa.

Se você atua online, monitorar o e-commerce preenchendo planilhas pode ser contraprodutivo e demorado. Ter acesso a um sistema de inteligência de mercado que traz uma visão otimizada e constantemente atualizada pode ser a solução.

Com o WebPrice, sua empresa é capaz de responder rapidamente às mudanças do mercado e se manter sempre à frente da concorrência. Descubra o poder dos dados para ações e decisões mais inteligentes