Muitas empresas de pequeno porte do Brasil, ou até mesmo as que estão participando pela primeira vez do Black Friday, podem imaginar que talvez por serem pequenas, não vale a pena participar desse evento tão grande.
Essas empresas devem saber que essa é a Black Friday, o maior evento comercial do ano, tanto para os pequenos, quanto para os grandes varejistas.
E como uma empresa pequena, fica um pouco difícil oferecer grandes variedades de produtos em promoções como as lojas de grande porte, porém, isso não significa que sua empresa não pode obter grandes resultados e talvez um dia chegar a alcançar os varejistas maiores.
Aqui estão algumas dicas para comercializar de maneira eficaz seus produtos para a Black Friday e fazer dar certo, mesmo sendo uma empresa pequena:
1- Dobre a atenção aos seus clientes: as pequenas empresas têm a vantagem de oferecer atenção pessoal aos clientes, bem como preços baixos e atendimento online personalizado. Os clientes também gostam de se sentir valorizados na hora da compra. Isso inclui a oferta de uma política de reembolso sem complicações, e outras garantias que reduzem a possibilidade de remorso do comprador com um suporte estendido da empresa.
2- Promover ofertas especiais para clientes especiais: “Especial” pode significar qualquer um em sua lista de e-mail marketing. Enviar um cupom para um desconto exclusivo na Black Friday pode significar vendas!
3- Coloque anúncios nas redes sociais: faça uma campanha bem elaborada, divulgue nas redes sociais da loja: Facebook, Instagram, Twitter e até elabore uma landing page especial para a Black Friday em seu site e capte mais clientes que possuem interesse em sua loja.
4- Divulgue sua loja antes: compradores de Black Friday são mais intuitivos do que o consumidor médio. Eles são planejadores e estão na mira de ofertas quentes se preparando antecipadamente para as compras da Black Friday.
5- Invista em campanhas de marketing digital: planejamento é a palavra correta. Quer divulgar que sua loja virtual vai participar da Black Friday com o máximo de antecedência? Quer que sua campanha seja focada somente na semana de vendas? Sua loja vai aparecer com as promoções apenas 24 horas antes do grande dia?
Não importa sua estratégia, suas campanhas de marketing digital e seu Gerenciamento de Links Patrocinados precisam ser planejados com toda a atenção. Assim você sabe quanto tempo e quanto dinheiro terá que investir para conseguir um bom resultado. Somente dessa maneira, o marketing da sua loja pode atingir pessoas que realmente têm interesse em comprar da sua empresa.
6- Sem enganação/fraude: basicamente sem falsas promoções. A maioria dos compradores da Black Friday já está de olho no produto de interesse no mínimo há dois meses antes, guardando em sua memória valores, para assim que chegar a grande data verificar se realmente houve uma promoção atrativa. Então não aumente o valor do produto para que depois o desconto seja dado, seja verdadeiro com a sua campanha.
7- Estrutura do site e versão mobile/responsiva: vale a pena rever a estrutura da sua loja virtual para a data. É de extrema importância que sua loja permita que o usuário possa navegar com mais facilidade e de forma positiva. Botões de “comprar” visíveis e chamativos, Prazo de Entrega e as principais vantagens de compra em sua loja com um maior destaque. Isso constrói a confiança loja/comprador.
Além disso, investir em uma versão otimizada para celulares, segundo o IBGE, é de extrema importância, já que o número de brasileiros que acessam a internet pelo celular, teve um aumento de 40% de 2015 pra cá. Praticamente metade do país está conectada e navega através de smartphones. Por isso, sua loja precisa de uma versão atualizada e otimizada para esse público.
Aplique essas dicas e não perca a oportunidade que a Black Friday traz para o seu negócio.