Você sabe que você pode estar perdendo conversões de venda por não ter uma estratégia de logística eficaz, né? Pare para imaginar a seguinte situação:
Você e sua equipe investiram um bom orçamento em marketing e outras ações para levar os consumidores ao seu e-commerce. O seu trabalho valeu a pena e agora eles estão na sua loja. Encontraram algo que adoraram. Colocaram no carrinho. Que incrível!
Clicaram em “Prosseguir” e… Pronto! Abandonaram o carrinho. Desconectaram da sua loja. Você perdeu mais algumas vendas. O que pode estar acontecendo? O que há de errado? Continue lendo este conteúdo e descubra!
Estratégias de logística para e-commerce
Provavelmente já você investe o máximo para projetar um e-commerce com a melhor experiência de compra para seus consumidores, com uma boa campanha de marketing, análise de ações e resultados.
A notícia ruim é: isso não resolve o problema. E a boa notícia é: listamos 7 estratégias de logística para você incorporar ao seu negócio para ajudar a gerar uma economia significativa para sua empresa e aos seus clientes. Tudo isso sem sacrificar a qualidade da sua logística.
1 – Calcular o peso cubado
Antes de analisar as diferentes estratégias de logística para e-commerce para melhorar seus custos de logística, você precisa saber o peso cubado dos seus produtos e da embalagem que será utilizada. A maioria das transportadoras utiliza o peso cubado para calcular os preços de entrega. Além de ser uma boa prática, é fundamental calcular o espaço a ser usado para armazenar seus produtos. É importante saber o peso cubado antes de expedir os pedidos, a fim de garantir que esteja pagando o preço correto.
O peso cubado serve para medir a densidade da carga, sendo capaz de comparar o tamanho com o peso real do pacote. Depois de comparar o peso cubado com o peso real, a taxa será calculada pelo maior desses dois valores. Esse será o peso considerado.
Afinal, por que o peso cubado é importante?
Há muitas décadas, as transportadoras tinham um problema para cobrar o preço de maneira correta. Sobretudo porque os diversos tipos de mercadorias eram transportados nos caminhões, navios ou nos aviões. Muitas vezes as mercadorias eram mais pesadas, mas não ocupavam o compartimento inteiro ou então eram bem leves. Ou seja, tudo certo para o motor trabalhar, mas ocupavam o baú inteiro.
Cada modal calcula o peso cubado de formas diferentes, utilizando-se o fator de cubagem. Geralmente, no modal rodoviário é comum 300 kg por metro cúbico; no aéreo 167 kg por metro cúbico (também utilizado por courriers); e no marítimo 1.000 kg por metro cúbico.
2 – Negociar com as transportadoras
A negociação de preços é outra questão que não é bicho de 7 cabeças: quanto mais envios você tem, menos você paga. Se você não está enviando quantidade suficiente para ter uma taxa mais competitiva, sua melhor opção é fazer uma boa previsão do volume de entregas com base na projeção das suas vendas. Muitas transportadoras estão dispostas a fornecer um certo desconto se acreditarem que serão consideradas como seu parceiro de longa data quando o seu volume aumentar.
Nesse sentido, atenção: aproveite os preços reduzidos de entrega nesse meio tempo e invista o dinheiro que você vai economizar no marketing de seu e-commerce. Tudo para aumentar as vendas e manter os preços oferecidos a você no longo prazo. Do contrário, é essencial não esquecer: os preços vão subir.
3 – Escale sua loja por meio de um operador de fulfillment
Vamos supor que você já tenha negociado com as transportadoras na melhor das expectativas. Mesmo com isso, não foi bom o suficiente para atrair a atenção dos seus clientes. O que você pode fazer?
Não insista em ficar olhando para seu estoque com seus produtos todo santo dia na sua sala, garagem, salão ou qualquer seja o espaço que você utiliza. Avalie usar os serviços de um operador de fulfillment. Trata-se de um tipo de empresa especialista em logística.
Em síntese, ela faz o seguinte: recebe as mercadorias dos seus fornecedores; armazena; faz a gestão de estoque; importa os seus pedidos; separa os produtos; embala os pacotes dos seus clientes; faz a expedição, a gestão das entregas e dos fretes.
Essa pode ser uma vantagem de muito destaque. Afinal, o operador de fulfillment tem tarifas de frete melhores, devido ao maior volume movimentado com todos os seus clientes. Enquanto especialista em logística e transportes, ele poderá te orientar sobre as melhores práticas e estratégias de logística para economizar em diversos aspectos.
Isso irá te poupar de investir em um salão ou galpão, segurança, vigilância, mão de obra, insumos, suprimentos, equipamentos, entre outras muitas coisas, você pagará somente uma taxa fixa por espaço utilizado e por pedido expedido. Além disso, terá acesso à uma tabela de frete mais competitiva.
O que você vai ganhar?
Mais tempo e liberdade para se concentrar na gestão de seu e-commerce e na venda dos seus produtos, pois eles irão fazer a gestão de estoque e das entregas. Com o dinheiro que seria investido nessas atividades operacionais, você pode reverter para investir em marketing, ou focar em outras áreas que achar melhor. Dessa maneira, irá assumir um papel mais estratégico no seu negócio, enquanto eles cuidam do restante, sem que seja prejudicada a qualidade do atendimento aos clientes.
4 – Oferecer frete grátis com um valor mínimo de pedido
Há um ditado popular que é muito verdade: Onde existe dificuldade sempre haverá uma oportunidade. Depois de visitar e adicionar produtos ao carrinho, e mesmo assim ter clientes abandonando o seu site apenas porque o frete é alto, por que não eliminar totalmente esse problema e atrair novos clientes oferecendo frete grátis?
O primeiro passo a ser feito é estabelecer um valor mínimo. Embora você esteja absorvendo parte do custo da entrega, o ticket médio de seus pedidos vai aumentar e irá compensar a diferença no frete. Porém, antes de sair oferecendo frete grátis por aí, analise as margens dos seus produtos e faça o mapeamento para as regiões viáveis à oferta da gratuidade do transporte. Talvez você ajuste o mínimo apenas para entregas na sua região ou então para produtos específicos de maior valor agregado.
Ainda assim existem outras medidas que devem ser consideradas antes de oferecer frete grátis. Como, você pode oferecê-lo em períodos específicos como um apelo às campanhas sazonais — para gerar mais vendas. Por outro lado, considere a possibilidade de oferecer frete grátis a membros do seu programa de fidelidade. Se ainda não tiver, avalie criar um, e faça o possível para coletar informações úteis para ofertar novas promoções.
Antes de oferecer frete grátis, faça com que eles se inscrevam ou participem de campanhas de e-mail, redes sociais ou indicação de amigos. Com isso, você pode segmentar os clientes com as próximas promoções, campanhas e lançamentos. Frete grátis aliado a essas dicas pode ser uma tática de marketing super poderosa e lucrativa para sua empresa.
5 – Cobrar o valor da entrega dos seus clientes
Vamos supor que você já tenha feito as contas, mas não vai dar para absorver os custos para ofertar frete grátis. Não perca a esperança. Ainda pode oferecer as melhores ofertas, cobrando exatamente o quanto você pagaria para enviar os seus produtos. Da maneira correta, essa abordagem é vantajosa para ambas as partes e pode criar um nível de transparência para a sua marca.
Permita que seus clientes entendam que os fretes são os melhores possíveis e que você não está ganhando nada em cima da logística e da entrega. Transforme esse ponto negativo sobre os valores de frete em uma relação de confiança com a sua marca, que pode ser construída durante a jornada de compra. Não se esqueça: as pessoas compram de empresas que elas gostam e a melhor forma de transformar seus clientes em fãs é conquistá-los sendo honestos com eles.
6 – Promover o frete fixo
Essa estratégia irá depender do tamanho e do peso dos seus produtos, o frete fixo pode ser uma excelente opção. Você pode direcionar frete fixo aos clientes com base no tamanho, no peso ou na quantidade total de itens. E aí, que tal?
Antes de fixar o frete em sua loja, anote essa dica: calcule o custo exato de quanto é essa taxa e qual transportadora é a mais adequada para sua empresa.
Quer um exemplo?
Se você vende itens pequenos e pesados, aproveite as taxas de transportadoras do modal rodoviário. Muitas transportadoras oferecem diferentes métodos de envio para simplificar a cobrança de seus clientes. Existem muitas oportunidades e muita flexibilidade quando se trata de frete fixo. Nesse sentido, será necessário pesquisar e testar diferentes transportadoras e métodos para aproveitar ao máximo todas as opções.
7 – Analisar a rentabilidade dos produtos sem contar com o custo de frete
É muito importante pesquisar a opção de entrega mais econômica com base no tamanho, peso e valor dos seus produtos, muitas vezes esquecidos pelas pequenas empresas.
É comum também que eles não façam essa análise da rentabilidade com adição correta dos custos de logística e frete antes de comprá-los. Isso porque se sentem sobrecarregados quando é preciso comparar entre as tabelas das diversas opções de operadores, transportadoras e os vários métodos e preços que elas oferecem.
Listamos algumas perguntas que você pode fazer antes de comprar novos itens para seu e-commerce:
- O item é caro? Se você está vendendo um produto de baixo custo, é bem provável que seu cliente não queira pagar a mais pelo frete.
- Qual é o tamanho do item já embalado?
- Qual é o peso do item com a embalagem?
- Seu produto cabe em uma embalagem padrão?
- É pesado ou leve em relação ao seu tamanho? Não se esqueça do peso cubado…
- Em média, quantos pedidos você faz por mês?
- Qual é o percentual de entregas locais, regionais e interestaduais?
- Por quanto tempo o seu cliente está disposto a esperar pelo pedido?
- Seu cliente estaria disposto a pagar mais pela entrega expressa?
São tarefas que demandam muito trabalho, não é mesmo? Não existe atalho para fazer essas pesquisas e elas servem apenas para o seu negócio. Não vale colar, isso porque a pesquisa do amigo do lado pode ser bem diferente e distorcer sua estratégia, a consequência pode ser a geração de resultados dos quais você não deseja. Ter as respostas a essas perguntas é a melhor forma de decidir por quais operadores logísticos, transportadoras e métodos de entrega são adequados para o seu negócio.
Independentemente da operação, seja ela terceirizada ou interna, utilize essas dicas em seu processo de fulfillment. Essas estratégias irão te ajudar a reduzir custos e otimizar sua gestão na loja virtual.
Boas vendas!