Existem 7 pilares principais que fazem uma canal próprio de e-commerce crescer acima da média de mercado, acelerar sua performance e precisa de uma atenção especial do responsável pelo projeto. Vamos aos pilares:
01. Encontrar
O primeiro pilar consiste em Encontrar. Nele a maior tarefa é mapear tudo sobre seu NPO (Nicho, Produto e Oferta) para, em seguida, você fazer um estudo de público de maneira eficaz. O objetivo deste momento é produzir um material claro e completo sobre quem é seu público e, se possível, escolher um framework para que essas informações fiquem bem claras.
Após o entendimento claro sobre seu público e seu NPO, conseguimos passar para o segundo pilar.
02. Atrair
Neste pilar as ações devem ser pautadas em social (Canais, Conteúdo e Distribuição) e também em anúncios (Concepção, Criação/Distribuição e Escala).
Afinal, não adianta sua marca ser excelente, seus produtos fantásticos, se a sua marca não consegue alcançar as pessoas e mostrar isso de maneira estratégica e efetiva.
03. Relacionar
O terceiro pilar consiste em Relacionar. O foco principal é a ativação e manutenção do relacionamento com público que foi atraído. Consiste em estratégias de conteúdo, lives, grupos, atendimento e réguas de relacionamento.
Até mesmo ações dentro do e-Commerce que promovem um relacionamento estratégico focado em convencimento.
04. Convencer
Por meio de planejamento de ações comerciais e unido ao relacionamento obtido, essa etapa é a ponte para a escala de conversão.
O uso de estratégias de vendas unido com ações comerciais proporcionam que nessa etapa as métricas cruciais de conversão sejam otimizadas da maneira correta.
05. Vender
A venda é um conjunto de ações que iniciam lá na primeira etapa (Encontrar). Neste momento o foco é olhar para dentro de casa e entender as oportunidades comparadas com as Inspirações.
Otimização completa das páginas que contribuem com a conversão, sempre olhando para o comportamento do público.
06. Surpreender
É um engano achar que tudo acaba na venda. A venda é um começo da história do consumidor com a sua marca. E nesse momento o foco deverá ser em intensificar a experiência do consumidor com a sua empresa. Você deve fazer isso desde o primeiro ponto de contato, workflow, pós venda e unboxing.
07. Multiplicar
Fez uma excelente experiência com seu consumidor? Agora é hora de multiplicar essa experiência para conseguir escalar seus resultados!
Com o devido conhecimento do seu CAC (Custo de Aquisição de Clientes) e LTV (Lifetime Value – ou na tradução direta para o português, valor do ciclo de vida), a empresa começa enxergar todo processo como um funil de vendas estratégico. Essa visão completa do processo te dará a base para gestão do seu negócio e a busca melhoria contínua de sua performance.
A partir daqui, inicia um processo completo de retenção do cliente, proporcionando um equilíbrio perfeito para o negócio.