A Black Friday 2023 está se aproximando. Neste ano, vai acontecer no dia 24 de novembro, e uma das tendências de mercado é oferecer a experiência omnichannel na Black Friday. Trata-se de um atendimento integrado em diversos canais de vendas durante a jornada de compra do cliente.
A estratégia omnichannel não deixa o lojista perder o seu cliente, pois ele estará disponível para receber feedbacks, realizar vendas e solucionar de forma personalizada as dúvidas do seu público. Dessa forma, a omnicanalidade traz ao cliente o conforto de entrar em contato com a marca em diversos meios de mensagem, e também a opção de fazer compras online e retiradas nas lojas físicas, ou vice-versa.
Ser omnichannel na Black Friday 2023 será um diferencial para conquistar mais clientes durante esse período que é tão competitivo nas vendas. Recentemente, a empresa All iN e Social Miner, em parceria com a Opinion Box, realizou um estudo que mostrou a quantidade de brasileiros que passaram a consumir de forma híbrida (varejo online e físico). Cerca de 60% dos entrevistados fazem as suas compras com essa modalidade, sendo que 16% do público afirma ter começado a comprar nesse formato omnichannel desde 2020.
A omnicanalidade também pode trazer benefícios para os lojistas, como: fidelização de clientes, melhorias na concepção da marca e aumento das vendas. De acordo com a pesquisa feita pela V12 Data, a frequência de compra é 250% maior quando é omnichannel versus único canal, o valor médio do pedido pode chegar a 13% a mais e aproximadamente 89% dos clientes ficam mais engajados com a marca que oferece experiência omnicanal.
Por que ser omnichannel na Black Friday 2023?
Colocar em prática uma boa operação omnichannel nem sempre é fácil, ainda mais na Black Friday, quando os pedidos aumentam exponencialmente. Para facilitar esse processo, separamos algumas estratégias de omnicanalidade. Confira:
1. Ponto físico para retirada de compra online
Ofereça a possibilidade de realizar a compra online e retirar na loja física ou o contrário. Dessa forma, o cliente tem contato com os canais distintos e o lojista ainda consegue proporcionar uma melhor experiência aos consumidores.
2. Investimento em tecnologia
A tecnologia integrada é fundamental para o suporte às plataformas utilizadas no processo omnichannel – seja na logística, no setor financeiro ou no CRM. Através dos dados que são coletados por meio da inteligência utilizada durante a experiência omnicanal, o lojista consegue estabelecer uma régua de relacionamento com cliente a longo prazo.
3. Informações alinhadas
Os canais online e offline no varejo devem ter o mesmo discurso para que os consumidores tenham suas dúvidas solucionadas em qualquer canal de atendimento. Além disso, é importante que todos os setores da empresa estejam alinhados com as informações, desde o suporte técnico até as vendas.
4. Mensure os resultados
Quando se centralizam os dados da ferramenta de vendas omnichannel, o lojista consegue não só analisar a consulta das vendas, mas também tornar as estratégias mais eficientes. A Black Friday é uma ótima oportunidade de avaliar todos os setores da empresa e ajustar as etapas que precisarem.
Ser omnicanal é garantia de sucesso, mas é preciso se dedicar para que nenhum processo falhe durante sua execução. A experiência do consumidor é o que importa, por isso, aplicar as estratégias omnichannel na Black Friday pode aprimorar a satisfação do cliente e criar novas oportunidades de lucros e vendas para a empresa.