Alguns fatos recentes e interessantes sobre a Vivara me chamaram a atenção, e eu gostaria de compartilhá-los aqui com vocês.
Para contextualizar as pessoas que moram fora da Terra, a Vivara é uma referência mundial no segmento das joalherias. Há mais de 60 anos, a marca encanta os clientes proporcionando experiências memoráveis e entregando joias exclusivas.
O sucesso da empresa é inquestionável. Somente no segundo trimestre deste ano, foi contabilizado o lucro líquido de mais de R$ 210 milhões, representando um crescimento de mais de 91% em comparação ao mesmo período de 2023.
Inclusive, esses números foram comentados e analisados pelos diretores na conferência de resultados, publicada no dia 9 de agosto de 2024.
Esses dados, por si só, despertam bastante a atenção. No entanto, não é sobre eles que eu vim falar.
A relação entre a Vivara e a Black Friday
Conforme foi dito no título deste texto, eu quero provar que a Vivara “alugou um apartamento na mente do brasileiro”. E, para fazer isso, eu vou relacionar esse assunto com a Black Friday.
Segundo uma pesquisa publicada pela Opinion Box e Dito CRM, 45% dos consumidores decidem se vão comprar na Black Friday, aproximadamente, três meses antes da data. E o mais interessante é que essa “teoria” está se confirmando na prática para a Vivara.
Com base em dados do Google Keyword Planner, nos últimos três meses, as consultas pelo termo “Black Friday Vivara” subiram mais de 900%, oscilando entre dez mil e 100 mil pesquisas mensais.
E o Google Trends confirma esse cenário. A ascensão das buscas por “Vivara Black Friday” está se destacando em contraposição às demais onde são pesquisados assuntos relacionados à BF.
A soma desses dados evidencia o quanto o brasileiro sonha adquirir os produtos da Vivara e fica ansioso para comprá-los com condições especiais.
E a marca, com o timing perfeito, já está atendendo à expectativa da audiência.
Estratégias de marketing focadas na exclusividade
Entendendo como os clientes se comportam, a Vivara já preparou o e-commerce para a Black Friday, informando que campanhas especiais estão a caminho.
E, nesse sentido, explorando o gatilho mental da exclusividade, disponibilizaram um formulário no qual é possível se inscrever para receber as ofertas da Black em primeira mão.
Vale destacar ainda alguns outros pontos sobre esse formulário. O primeiro deles refere-se às perguntas que foram selecionadas para as pessoas responderem.
Com as respostas que serão obtidas, a Vivara compreenderá com detalhes as principais características e os interesses do público, tornando possível a maior personalização das campanhas publicitárias.
E o segundo detalhe que me atraiu o olhar foi o copy que sugere “entrar para uma comunidade de marketing”, em vez de “se cadastrar para receber a newsletter”.
Dizer ao cliente que ele será “mais um em um milhão” é comum no varejo.
Porém, ter o cuidado de gerar nele a percepção de que está entrando para um grupo VIP com semelhantes diz respeito a um nível de atenção praticado apenas pelas marcas que o colocam no centro da estratégia.
São por esses e outros incontáveis motivos que a Vivara não sai do pensamento de boa parte dos clientes brasileiros.
E você, o que pensa sobre isso? Gostou da minha análise? Caso queira aprofundar a conversa, me envie uma mensagem privada no LinkedIn. Abraço!