Você sabe dizer onde o seu público-alvo passa o tempo livre? Bom, você pode responder que eles gastam as horas livres “assistindo tv, ou ouvindo radio, lendo jornais e revistas”. Mas você há de concordar que, nos últimos anos, as pessoas estão cada vez mais envolvidas com as redes sociais, e ali passam a maior parte do seu tempo consumindo e compartilhando informação.
No ano passado, por exemplo, segundo dados de um estudo da We Are Social, os brasileiros passaram mais tempo nas redes sociais do que vendo televisão. São apenas 2h49min assistindo tv, contra 3h47min conectados nas redes.
Recentemente as empresas de análise de mercado comScore e Shareablee divulgaram que o Brasil é responsável por cerca de 10% do tempo total consumido mundialmente nas redes sociais. E isso é muito! Com essa marca, o Brasil fica atrás apenas dos Estados Unidos.
Portanto, é preciso admitir: seus clientes estão diariamente nas redes sociais, criando, compartilhando e absorvendo informação sobre os mais variados assuntos. Você precisa estar onde o seu público está, correto? Portanto, você precisa ter uma presencia ativa no meio digital para conversar com esse público que já está lá.
Por que é importante estar conectado?
A principal vantagem das mídias digitais é que elas te ajudam a entender melhor quem é o seu público, e, consequentemente, te auxiliam a oferecer um serviço cada vez melhor aos seus consumidores.
Não bastasse isso, as mídias sociais te permitem obter um feedback rápido e efetivo sobre o que a sua audiência pensa sobre a sua marca. Sem contar que com as redes sociais você pode monitorar a sua reputação, criar credibilidade para a sua marca, e elas ainda se mostram bastante eficazes na hora de promover um conteúdo, ajudando consumidores a se manterem engajados.
Ok, entendi. Mas qual mídia digital devo apostar?
Antes de investir em uma ou outra rede, e criar um ou outro canal de comunicação, você deve estar ciente de que não é preciso estar em todas as redes sociais que existem. O motivo é simples: cada uma tem um foco e um público alvo diferente, que nem sempre vai trazer benefícios suficientes para a sua empresa, e que justifiquem sua presença por lá.
Você pode optar por blogs, se deseja produzir conteúdos originais sobre a sua área e se tornar referência no assunto. Você pode apostar no Instagram, se tem um público jovem e imagens boas para compartilhar.
Pode ainda investir no Linkedin se sua empresa lida com informações que tenham a ver com um mercado de vagas e oportunidades; e assim por diante. É por isso, que planejar sua estratégia de marketing é tão importante. Porque só assim você saberá onde e como investir para alcançar o seu público.
Mais eis algumas redes para se considerar:
- Tumblr
- WordPress (blogs/websites)
- Google +
- Youtube
- Vine
- É hora de planejar!
Um plano bem definido é algo essencial para o sucesso de uma estratégia de marketing digital. Se você não tem um plano, mais cedo ou mais tarde você vai se perder em meio ao conteúdo gerado por você, ou por seus clientes.
Além disso, sem um plano, você não sabe onde começar, quando parar, nem como medir os avanços ao longo do tempo. Você precisa ter um plano – e mais especificamente, um objetivo – para poder posteriormente medir os resultados. Ou seja, o seu planegamento deve descrever onde você quer que a sua empresa chegue.
Antes de criar a sua estratégia de marketing de conteúdo, é importante estudar o seu público–alvo para determinar qual é o perfil de rede social que mais combina com ele.
Ao mesmo tempo, é importante levar em conta o seu produto ou serviço, e determinar em qual rede social a sua empresa pode ter mais retorno. É preciso traçar metas, criar conteúdo relevante, e sobretudo, estabelecer prioridades.
E acredite: ter um plano em mãos vai te salvar naquelas horas em que você não sabe bem o que e onde compartilhar. Sua vida digital definitivamente estará mais organizada.
Como já dissemos, atualmente a internet é o local onde tudo e todos estão. Se você se faz presente nela, e do jeito certo, você está fazendo algo essencial para o desenvolvimento da sua marca.
Depois de saber onde o seu público está, e com um plano definido nas mãos, você tem tudo para fidelizar os antigos clientes, alcançar novos consumidores, e criar uma presença relevante na internet.